walbercerq
(usa Ubuntu)
Enviado em 19/01/2015 - 16:56h
Olá Pessoal! Assim que instalei o SO GNU/Linux Ubuntu (ainda utilizava a versão 14.04 LTS), fiquei bastante fascinando com o seu Design bem amigável e por ser um SO bastante flexível e bastante acessível ao mesmo tempo . A partir daí resolvi analisar, logo percebi que existiam algumas diferenças bem visíveis por sinal!
Antes de partir para essa distribuição, o meu SO era o MS Windows (um software proprietário da Microsoft), a partir de então podemos ver uma grande diferença entre esse sistemas.
De início você fica pensando em fazer alguma configuração básica, como "mudar o papel de parede" ( foi o meu caso), e uma série de outras configurações, modificações, assim como vocês pretendem chamar. Pensando! Lembrei que o meu professor do Curso Técnico em Redes de Computadores, quando teve oportunidade me mostrou que podemos ativar alguns efeitos gráficos bastante legais, como deixar: a janela gelatinosa, o cubo e outros (através de um vídeo). Como não tinha nenhuma experiência, resolvi recorrer ao YouTube, após alguns minutinhos pesquisando encontrei um tutorial ensinando justamente a realizar esse devido processo . Esse processo consiste em em baixar um configurador para poder então ativar os efeitos e foi assim que executei, encontrei esse configurador chamado" Compiz" na "Central de programas do Ubuntu" é onde podemos encontrar vários softwares de acordo com suas categorias dentro do próprio SO, dessa forma facilita e muito. Após ter feito isso, abri o "Compiz" e fui marcar alguns dos efeitos, quando uma mensagem apareceu, dizendo mais ou menos o seguinte: "isso poderá causar conflitos", porém não dei a mínima importância para essa mensagem (erro gravíssimo que muitos comentem, pelo simples fato de não querer ler), dei um clique e o lançador desapareceu em um passo de mágica! O que aconteceu? O que eu fiz de errado? Segui passo a passo o tutorial e o lançador (que é uma barra vertical onde fica localizado os ícones) sumiu, queria ir atrás de respostas, porém como eu iria recorrer se o lançador sumiu (Cadê o Firefox?) e o fato de ser o meu primeiro contato não ajudou em nada, entretanto isso não me abalou e fez com que a vontade de resolver esse problema fosse ainda maior.
No outro dia expliquei o que havia ocorrido para o meu professor, porém ele estava muito ocupado (e é o tipo de professor que não vai te dar a reposta facilmente). Como eu só tenho um PC, e precisava dele urgente para se comunicar, estudar e etc. Adivinha o que eu fiz? Se a resposta foi formatar, então você acertou. Com o tempo descobri que aquilo se tratava de um Bug, a solução seria ter entrado no Shell (interpretador de comandos) e resetar o ambiente gráfico Unity.
Essa é uma pequena história a partir do momento que instalei o SO GNU/Linux Ubuntu!
Como foi a sua?