removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/12/2011 - 13:14h
Já está sendo muito bem orientado.
A aproximadamente um ano atrás, fiz um tópico semelhante ao seu, onde o Rai e o Alberto me orientaram muito bem.
Segue agora minha experiência, sempre gerencio minhas partições e o Grub pelo Ubuntu. Isto porque comecei no Linux por ele. E ainda considero gerenciar o Grub pelo Ubuntu bem mais fácil, mesmo utilizando agora o openSUSE como distro principal.
Se for seguir esta linha, é bom mesmo que tenha o Ubuntu numa partição primária, uma partição '/Home' (que deve ser bem grande, se possível) e uma SWAP.
O legal do múltiplo boot,
é que pode usar a mesma partição '/Home' e SWAP para todas as distros que tiver instaladas. Bom, não?!
Terminado de instalar todas as distros que pretende, recupere o Grub pelo Ubuntu para que este gerencie as partições com esta dica:
- >
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona
Se por acaso estiver com o Windows instalado também, basta iniciar o Ubuntu e aplicar no terminal (para atualizar o Grub):
$
sudo update-grub
E quando reiniciar, terá também este sistema na inicialização do computador.
Quando quiser remover, desinstalar alguma distro, precisar de alguma partição, instale o GParted no Ubuntu e delete/formate/configure a partição por este sistema.
Lembre-se: se remover/acrescentar alguma distro, deve atualizar o Grub novamente com o comando acima ou com as orientações da dica, conforme o caso.
Importante: O que deve ter atenção nisto, é quanto aos nomes de usuários que devem ser diferente para cada distro, senão poderá ter conflitos porque dividem a mesma '/Home'. Agora, se for instalar uma partição '/Home' diferente para cada distro, então não precisa de nomes de usuários diferentes.
É isso.