removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 28/07/2012 - 16:15h
Depende.
Qual o lucro que a Canonical espera obter depois de anos mandando remessa internacional de mídia mundo afora?
Quem tem ideia de quanto foi gasto?
O valor será o mesmo de se ler um livro gratuitamente numa biblioteca?
Ou o de quanto se ganhou em cima usando algo que se aprendeu lendo o livro?
O uso de código aberto possui uma semelhança muito grande ao do autor que diz no livro que não há garantia ou responsabilidade em relação ao uso que se dá ao conteúdo do livro, caso dê um resultado diferente do que se deseja ou algum tipo de prejuízo.
Eu tenho algumas considerações pessoais de como a GPL poderia finalmente funcionar plenamente no Brasil e essa seria apenas a primeira delas. Ao contrário do impedimento da obrigação de suporte, visto no Código de Defesa do Consumidor.
O dinheiro que se capitaliza do software obtido gratuitamente como matéria-prima não é diferente da do uso de recursos ambientais sem o devido cuidado de renová-los ou de não destruir a natureza.
Se não há alguma destruição pelo uso de um, não há o retorno devido à fonte, a renovação da matéria-prima, o "reflorestamento".
Se o código melhorado é devolvido, algum retorno houve. Se disponibilizam desenvolvedores de uma empresa e estes interagem com os de outras e publicam livremente os resultados, há retorno.
Vale quanto? O uso de subsistência, semelhante a quem extrai o mínimo da natureza? Ou o necessário para exercer algum tipo de poder sobre os do meio que habita?
Esse é o valor: o de quanto pode-se controlar a economia com ele/ela, por conseguinte as pessoas e o mundo. Nas mãos de quem o usa assim, já que é livre, naturalmente.