removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 08/01/2020 - 15:37h
Não sei como o Neovim funciona, mas deve ser igual ou mais fácil que no Vim...
Resposta curta, você deve olhar no manual..
O 'vim' não tem suporte à área de transferência do X, que, na verdade, é uma cópia da área de transferência do Windows.
Nos *NIX, a gente (eu pelo menos) uso por padrão o PRIMÁRIO, mas a área de transferência também acaba sendo utilizada bastante (assim podemos segurar duas seleções de uma vez só!)..
Você precisa entender que nos *NIX, quando você seleciona um texto e copia com Ctrl+C, o que na realidade ocorre é que o programa que contém o texto selecionado toma a posse da área de transferência, mas o texto _não_ é copiado para a área de transferência ainda (como ocorre nos Windows da vida). De forma que, se você fechar o programa que contém o texto selecionado, você não conseguirá colar o texto... Alguns gerenciadores de área de transferência mudam esse comportamento e o texto fica armazenado no gerenciador de área de transferência, que por sua vez sempre terá a posse da área de transferência (como no Windows).
Bom dito isso, com o 'vim', você deve usar as funções de copiar e colar do seu emulador de terminal, por exemplo, geralmente Ctrl+Shift+C e Ctrl+Shift+V. Para selecionar um texto com o mouse, aperte e segure o Shift e faça sua seleção (do contrário o vim vai interceptar o sinal do seu mouse). Lembre-se que neste caso, a seleção está usando os mecanismos do emulador de terminal.
Para que a seleção visual do vim funcione com a área de transferência, você deve instalar o pacote 'gvim' e depois pode indicar o registro em que o texto será copiado manualmente.
No *seu* caso, acredito que o Neovim já deva vir com suporte à área de transferência..
Registros:
* #unnamed ou PRIMÁRIO
+ #unnamedplus ou área de transferência
Assim, para copiar para a área de transferência em modo visual:
"+y #copia o texto seleciona
"+yy #copia a linha na posição do cursor
Para colar:
"+p
Por padrão, o vim/gvim devem usar o registro do unnamed (PRIMÁRIO) para copiar e colar. Você pode configurar para usar a área de transferência (~/.vimrc):
set clipboard=unnamedplus
É mais ou menos isso, mas copiar e colar texto no *NIX pode ser meio complicado para quem está acostumado com a área de transferência do RWuindows.
Pode ser que no Neovim seja muito mais fácil, não sei.. Mas parabéns por usar o Neovim, o desenvolvedor original do Neovim é brazuka.