re5dlingK
(usa Red Hat)
Enviado em 25/11/2019 - 00:25h
Pessoal, abri esse tópico agora aqui no fórum para revisar alguns conceitos sobre redes do virtualbox, pois dessa vez me encontro num seguinte cenário:
Possuo 2 notebooks apartados, ou seja, 2 hosts físicos distintos.
Em um deles tenho o windows 10 instalado e no outro o Xubuntu 18.04.3 como S.O nativo.
Em ambos estou virtualizando uma vm com o oracle linux 6.8, e aí que entra minha treta.
Dessa vez, minha intenção de estudo é fazer com que essas 2 vms que estão em servidores físicos distintos se conversem, ou seja, por um ping e até mesmo com ssh.
Me dá vergonha de escrever isso mas nos labs anteriores em que eu montava, eu sempre colocava as 2 vms em um notebook só por questão de eu não ter 2 notes à disposição na época.
Pois bem, minha dúvida também seria mais para saber de vocês mesmo, tipo, nesse cenário vocês costumariam deixar cada vm com quantas placas de rede e em qual modo (bridge, host-only)?
Aqui nesse cenário que descrevi acima, eu já cuidei de desabilitar o firewall em ambas as vms e servidores físicos e setar o /etc/hosts.allow como ALL:ALL, mas mesmo assim sem sucesso.
Se eu coloco a placa de rede das vms como bridge ou host-only e tento pingar outra vm ou até mesmo meu próprio host físico, eu tomo os seguintes erros:
"host only network is unreachable" e "Network is unreachable"
Olhando a documentação do virtualbox (https://www.virtualbox.org/manual/ch06.html#network_nat_service), ví que deveria dar certo pois encontrei a tabela 6.1 que tem o overview dos tipos de rede, o que funciona e o que não funciona em cada uma delas.
Além disso também, ví que nas versões mais recentes do virtualbox eu tive que setar o Mac addres na mão lá no virtualbox quando eu coloco a placa em modo bridge, porquê senão não dá certo.
Mas enfim, como estou montando esses labs agora desse jeito mais "desafiador", daí queria só rever esses conceitos com você, pois pode ser que eu esteja comendo bola em algo.
Vou montar esses labs para estudar mais a estrutura de master x slave do mysql, a parte de configurar s.o e instalar o banco é a de menos, quero só resolver essa treta de rede!
hahahahahahahah
Obrigadão pelo força de novo!