Hank
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/06/2013 - 20:45h
edps escreveu:
ora... software para virtualizar tem que ser instalado em algo não? (ou seja, na máquina host), os sistemas virtualizados são chamados de guest (convidado).
Obrigado pelas explicações, edps. Ajudou bastante.
Quanto à minha perguntam sobre a necessidade de um host para receber o Virtualbox, ela tem a ver com a área de mainframe, onde trabalhei há muito tempo. Lá, existia um Sistema Operacional chamado
VM, que era fisicamente instalado no computador. Uma vez carregado na memória, ele gerenciava o hardware e disponibilizava máquinas virtuais para outros sistemas operacionais rodarem e usuários remotos acessarem seus recursos. Era usado, por exemplo, para fazer migração das aplicações, quando um cliente contratava uma máquina maior, o que geralmente implicava em um sistema operacional novo, não totalmente compatível com o anterior e as aplicações tinham de ser adaptadas, convertidas. Com o
VM, os dois sistemas operacionais, rodavam juntos, cada um em sua máquina virtual. Com isso, o cliente podia fazer a migração das aplicações gradativamente, até passar todas para o novo sistema.
Já no caso do Virtualbox, ele não gerencia a máquina física. Ele não conversa diretamente com o hardware. Quem faz isso é um Linux ou um Windows, que são os seus hosts (e ele o guest deles). Ou seja, ele é um intermediário do ponto de vista de software.
Se é que entendi direito...