Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 17/02/2010 - 01:55h
Tenho conta no Skype, e tanto funciona no Windows (XP) quanto no Linux (Big Linux), ou seja, existem versões distintas para esses sistemas operacionais.
Acredito que Skype funcione bem em distros baseadas em Debian, Ubuntu, etc.
Fala-se absolutamente de graça entre usuários Skype, sendo que para ligar para números fixos ou celulares, assim como em qualquer outro sistema VOIP, temos de ter créditos.
É portanto um serviço prepago.
Existe também a possibilidade de termos uma linha Skype com um número fixo (de sete algarismos, possivelmente à nossa escolha), porém isso custa cerca de 30 Reais por mês, o que pode ser um tanto salgado - ou não, dependendo de como é o perfil do usuário.
Para quem transmite e recebe muitos interurbanos e internacionais, o sistema VOIP é muitísimo interessante, pois os preços por minuto/localidade são bastante convidativos.
Para ligações locais, nem tanto.
O som é de boa qualidade, melhorando de acordo com o poder de fogo de nosso PC. Com uma memória de 512MB não encontrei problemas, porém com 256MB o som pode ficar entrecortado e irritante.
Agora, atenção: Se você usa GNU/Linux e seu PC tem chipset VIA, as chances de não funcionar são de 90% (isso para não dizer abertamente que não funciona mesmo), pois seu interlocutor será incapaz de ouví-lo, mesmo que todas as configurações estejam corretas.
Acho as informações sobre custo de ligações VOIP geralmente um pouco misteriosas.
Tenha em mente essas informações acima e consulte o site do Skype
(tem suporte em Português).
A propósito, quem paga as ligações é sempre quem liga.
Pode ser que tenha a possibilidade, mas ainda não vi nada escrito com referência a ligações a cobrar.
Existem muitos outros serviços VOIP além do Skype, porém a maioria deles cobra em Euros.
Outro detalhe: Alguns oferecem ligações gratuitas para telefones fixos e celulares, mas geralmente originadas NA EUROPA para alguns países selecionados.
As demais ligações gratuitas são sempre entre assinantes da mesma operadora.
Existem duas modalidades de serviço VOIP, uma delas utilizando-se do computador mais um par de fones com microfone acoplado e aproveitando uma conexão ADSL já existente (Velox, etc.), ou ainda utilizando-se de um aparelho telefônico especial com um modem especial. Essa última é a solução mais cara, porém a mais eficiente.
A maioria das pessoas utiliza-se do computador, mesmo.
E embora se possa usar fones comuns e um bom microfone, existem os fones homologados e recomendados pelos fornecedores de serviço VOIP.
Eu uso fones genéricos mesmo, e funcionam muito bem.
A propósito, estou há algum tempo sem usar o Skype porque estou usando um PC muito inferior ao que é necessário.
Não custa nada experimentar.