meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 05/01/2010 - 21:42h
Teoricamente, em igualdade de condições ou seja estando usando o driver windows mais apropriado para sua placa ou o módulo linux mais atualizado e próprio para a mesma, não deveriam ocorrer diferenças, já que a placa continua a mesma. O segredo está na interface de comunicação entre o S.O. e a placa.
No caso do Windows, dependendo do modelo de NoBo (NoteBook) talvez você tenha alguma dificuldade para encontrar o driver correto, se encontrar, tudo bem. Da mesma forma, se você estiver usando uma versão recente de kernel e o módulo for o mais apropriado, você deve estar obtendo o máximo de rendimento da mesma.
Pelo menos para poder fazer comparativos e poder optar pela melhor solução, particularmente partiria para um esquema de boot múltiplo. Caso necessário depois de testar e comprovar a melhor solução caso houvesse problema de espaço em HD, apenas ai partiria para a substituição completa da distro Linux ou do Windows.
Quase aposto o meu pescoço que você vai terminar deletando o windows, depois do comparativo.
Apenas outra dica para facilitar sua vida na configuração do wifi, o Wicd é um excelente aplicativo de configuração de redes tanto wifi como cabeada e muito superior aos aplicativos padrão instalados pela maioria das distros disponíveis principalmente o Debian e o Ubuntu / Kubuntu, etc.