Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 06/05/2013 - 11:33h
Muito embora eu não tenha prática com redes wireless, pelos meus modestos conhecimentos de difusão de radio, ouso sugerir que as tais "paredes de itu" sejam um obstáculo poderoso demais para qualquer sinal de radio transmissão ou recepção.
Dispositivos wireless dependem antes de tudo de uma coisinha básica chamada "visada", isto é, as antenas têm de enxergar uma a outra.
Sinais daquele tipo (diferentemente dos sinais de radio bradcasting) não atravessam obstáculos nem refletem nas superfícies, e por isso essa tal visada é fundamental.
As ondas - de forma alguma - vão "fazer curva" e passar pelas portas (principalmente as que estiverem fechadas), pois elas se propagam sempre em linha reta e fatalmente se perdem com a distância e os obstáculos à sua frente.
Talvez (e eu digo apenas talvez) fazer janelas (uma palavra elegante para substituir o termo "buracos") nas paredes por onde as antenas e access points possam se enxergar mutuamente, seja uma solução.
Mas não conheço ninguém que tenha feito isso na prática.
O que sei é que tais janelas teoricamente teriam de ser grandes o suficiente para a passagem do sinal.
Ou, arranjar um conjunto de antenas repetidoras ou acecess points que tivesse visada perfeita para todos os cômodos existentes onde se deseje o sinal wireless.
Acho que você conseguiria uma orientação mais prática em uma loja de antenas parabólicas, pois embora eles não vendam esse tipo de equipamento, o princípio de funcionamento e as dificuldades de natureza técnica são praticamente os mesmos.
De qualquer forma, uma rede cabeada sempre será melhor que uma wireless.
Mas se a necessidade realmente existe (e não é apenas "luxo"), então deve-se estar preparado para gastar tempo, dinheiro e esforços no sentido de pesquisar até que seja finalmente achada uma solução satisfatória.
No momento, uma solução mista (com fio + sem fio) seria o ideal, sendo que a fiação seria apenas para atravessar a(s) parede(s), ficando convenientemente escondida.