FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 06/07/2017 - 17:45h
Boa tarde
Venho neste tópico relatar como foi a atualização de Xubuntu 16.04 para Xubuntu 17.04 no meu notebook de 2003.
A primeira questão é: por que atualizar?
O funcionamento da internet sempre foi uma loteria. Ela só funcionava quando dava vontade. A solução era por o computador para suspender e então retornar à sessão, que poderia funcionar.
O culpado foi finalmente encontrado: dnsmasqd. Ele não fazia o seu trabalho e as páginas na internet não eram alcançadas nunca. No Ubuntu Zesty, o dnsmasqd foi trocado pelo systemd-resolvd, o qual nunca teve problemas no notebook novo. Vale a pena tentar.
Assim surge a segunda questão: por que não instalar o Zesty direto ao invés de atualizar o Xenial?
Porque a bruxaria foi braba para fazer o computador ligar, em primeiro lugar. forcepae -- forcepae, trocar o vídeo de SNA para UXA, mudar arquivos no modprobe.d para os módulos inicializarem corretamente. Enfim, muitos passos haviam sido dados para que o notebook funcionasse, e eles teriam de ser dados novamente.
Então o processo começou.
Desativei todos os repositórios externos antes de atualizar, por precaução. Para chegar ao Zesty, primeiro precisei passar pelo Yakkety. O download levou um pouco mais de duas horas, e então ele começou a instalação. Eu deixei um papel em cima do notebook aberto escrito "NÃO DESLIGAR NÃO MEXER". E você acha que funcionou?
Não funcionou.
Fui ver hoje, a tampa do notebook estava fechada e ele tinha entrado em suspensão. O usuário sem poderes administrativos havia acessado. Ele retornou e a instalação parou. Pânico e terror.
Reiniciei, já que ele estava travado, e então vi muitos erros. Ele não conseguiu montar a partição inicialmente, ele tentou como ext2, ext3 e, finalmente, como ext4. Depois de um monte de outros erros, ele ligou sem rede e sem touchpad. Fui para a linha de comando e usei
sudo dpkg --configure -a
Então, TODOS os pacotes foram configurados. O sistema chegou a baixar tudo, mas instalou nada, ou cancelou devido à suspensão.
Depois do comando, reiniciei o computador e ele estava funcionando normalmente. Eu estava no Yakkety em perfeito estado, mas ainda precisava chegar ao Zesty. Dessa vez, desativei o LightDM para que não houvesse como acessarem a interface (o terminal assusta) e pus para atualizar.
A atualização de Yakkety para Zesty foi praticamente perfeita. Ela instalou o lirc, o qual eu não uso (sim, o notebook tem uma porta de infravermelho) e a rede sem fio não funcionava. Desinstalei o lirc, já que ele é desnecessário para mim, e fui buscar o por quê da rede sem fio não funcionar.
O problema da rede sem fio era o network-manager. Nas versões mais novas, ele vem com um recurso que mascara o endereço MAC ao buscar por uma rede. Que lindinho, tenho mais privacidade. Mas você acha que
Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG [Calexico2]
Fabricada em 2003 entende isso? O módulo da placa, ipw2200, foi abandonado. Ela tentava usar o MAC falso para a conexão, e sempre falhava.
Foi a configuração de um arquivo que eu precisei alterar. O arquivo em questão é
/etc/NetworkManager/NetworkManager.conf
O seu conteúdo anterior era:
[main]
plugins=ifupdown,keyfile
[ifupdown]
managed=false
O conteúdo novo, que funciona, é:
[main]
plugins=ifupdown,keyfile
[ifupdown]
managed=true
[device]
wifi.scan-rand-mac-address=no
E parece que tudo foi resolvido. Vou reiniciá-lo mais umas 20 vezes e ver se acontece aquele problema da rede de novo. Em 7 vezes, não houve problemas.
Aparentemente, o Ubuntu é atualizável de uma versão para outra, mas vários cuidados tem de serem tomados. Desativar repositórios externos e atualizar por um tty sem interface gráfica parecem que são passos essenciais. Pacotes como irda-utils também deveriam ser removidos (são pacotes com erros sérios, que é incompreensível que estejam disponíveis nos repositórios). Com esses cuidados tomados, dá para atualizar.