raserafim
(usa Slackware)
Enviado em 27/06/2017 - 14:51h
jprrezende escreveu:
"Realizando um monitoramento pelo wireshark, noto que a conexão é estabelecida entre o cliente e servidor, mas na hora do PWD ocorre erro."
Quando a conexão entre cliente e servidor consegue ser estabelecida mas apresenta erro na sequência das operações, geralmente, significa que as configurações na porta de comandos (tipicamente a porta 21) estão corretas; porém as permissões na porta de dados estão com algumas limitações.
Se você estiver utilizando o FTP em seu modo Ativo (e deduzo isso por causa do título do seu tópico), é necessário configurar os clientes para aceitarem uma "nova conexão" (status NEW) em suas portas altas.
Na saída do seu Iptables aparece apenas "state RELATED,ESTABLISHED", quando o correto para o modo FTP Ativo seria ter a saída "state NEW,RELATED,ESTABLISHED".
Observe que você precisa ter o cuidado para permitir "novas conexões" apenas na faixa de portas que será utilizado pelo protocolo FTP (não permitido assim que essa regra se generalize para todas as portas do computador -- o que diminuiria a segurança do sistema como um todo)
Se você diz que sem a mediação do NAT o cliente consegue acessar normalmente o servidor FTP, então, é provável que seja o NAT que esteja bloqueando o acesso. Nesse caso, você deve fazer com que o NAT permita que uma conexão com o status de "nova" passe por ele no sentido do servidor para o cliente.
Para o FTP no modo passivo, no entanto, é provável que suas configurações já tornem possíveis o funcionamento do serviço FTP (uma vez que nesse modo de operação do FTP os clientes não precisam estar configurados para aceitar uma "nova conexão")