Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 22/12/2013 - 19:15h
"snat :: Este alvo só é válido na tabela nat na chain postrouting. Ele especifica que o endereço de origem do pacote deve ser modificado (e todos os outros pacotes, neste contexto, também serão modificados), e as regras deixam de ser examinadas. É preciso um tipo de opção: --to-source ipaddr[-ipaddr][:port[-port]] :: Que pode especificar um novo endereço IP de origem único, um range abrangente de endereços IP e, opcionalmente, um range de portas (que só é válido se a regra também especifica -p tcp ou -p udp).
Se nenhum intervalo de porta for especificado, então as portas de origem abaixo de 512 serão mapeadas para outras portas abaixo de 512; aquelas entre 512 e 1023, inclusive, serão mapeadas para portas abaixo de 1024, e outras portas serão mapeadas para portas acima de 1024, inclusive.
Sempre que possível, nenhuma alteração de porta será feita em kernels até 2.6.10, você pode adicionar várias opções "--to-source". Para esses kernels, se você especificar mais de um endereço de origem, quer através de um intervalo de endereços ou múltiplas opções "--to-source", um simples round-robin (um após o outro no ciclo) ocorre entre esses endereços. kernels posteriores (>= 2.6.11-rc1) não têm mais a capacidade de nat para vários intervalos.
--random :: Se a opção "--random" for usada, então os mapeamentos de portas serão randomizados (kernel >= 2.6.21).
--persistent :: Dá a um cliente o mesmo "source-/destination-address" para cada conexão. Substitui o alvo same. O suporte para mapeamentos persistentes está disponível a partir de 2.6.29-rc2.
Nota do tradutor: Com o snat ( source nat ) é possível alterar o endereço de origem no cabeçalho (header) dos pacotes que combinam com a regra criada.
# iptables -t nat -a postrouting -o eth0 -j snat --to 172.16.1.123
Nesta regra, todos os pacotes que saírem pela interface de rede eth0 terão os endereços de origem alterados para 172.16.1.123."
Veja aqui:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Manual-do-IPtables-Comentarios-e-sugestoes-de-regras/?pagina=5
Mas se você não está querendo isso (simplesmente alterar o endereço de origem), mas transferir a conexão de lugar, daí aconselho a utilizar o Squid.
O Iptables até faz, mas é mais custoso.