Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

1. Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/01/2024 - 11:39h

Sendo usuário de Linux há bastante tempo, sou daqueles que experimentam quase tudo que aparece (parece crackudo, hehehe) e estou gostando bastante do Opensuse Tumbleweed com - claro - Gnome, equivalendo ao Arch Linux em termos de kernel atual e pacotes. Eu meio que estou na bronca com o Debian pois sempre que troco de disco (pelos testes e vídeos que faço com outras distros) e boto de volta o disco de Debian ele perde o boot; já o Arch, por eu usar o AUR, quando tem atualização de pacotes e essa atualização passar pelos pacotes AUR (que complementam a instalação do sistema) tenho que ficar sentado com o rabo na poltrona dando sim ou yes nas janelas de perguntas quando há a necessidade de compilação na atualização. Por conta disso hoje (e por enquanto) estou entre o Fedora e o Opensuse, sou muito volúvel, hehehe...


  


2. Re: Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/01/2024 - 12:09h

Melhor Linux KDE que testei nos últimos anos.
Na verdade é único KDE que testei em muito tempo



3. Re: Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/01/2024 - 14:19h

Já usei o Leap por algum tempo, não me adaptei. Mas é uma ótima distro sim.



4. Re: Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/01/2024 - 17:20h

O Leap é, por assim dizer, o Debian 11 e é até bom pra máquinas pererecas.

tipoff escreveu:

Já usei o Leap por algum tempo, não me adaptei. Mas é uma ótima distro sim.


Vejam meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@SidneiSerra-hq1zk
Se conseguiu resolver a sua dúvida, premie os usuários do fórum que doam seu tempo para tirar dúvidas marcando a melhor resposta.


5. Re: Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 07/01/2024 - 20:18h

usei opensuse como sistema principal 2x na minha história linux; antes do TW usei a 13.2 do início ao fim e, recentemente, também usei LEAP 15.4 do lançamento até a chegada da 15.5. a versão TW até cheguei a instalar, usar uma semana e descartar.
por alguma razão acabo voltando para debian, acho que é preguiça, kkk.
a única rolling-release que gosto é o debian testing/unstable, que também uso há anos, com um susto aqui outro ali, nada incontornável. Acho que sou debian mental mesmo, rsrsrs.
não sei se é meu estilo de uso, mas opensuse vai ficando velho vai ficando lesma aqui, desde o boot, mesmo em máquina parruda; consegue me irritar até usando xfce. Já debian é sempre lisa. Mas claro que tenho minhas várias reclamações do debian também; toda semana olho outras distros...
Um ponto positivo tanto da LEAP quanto TW é a instalação que pode ser +ou- personalisada. Se você escolhe um DE qualquer e manda instalar, vem tanta traqueira, 90% inútil pra mim, mas dá pra revisar graficamente os pacotes que irão ser instalados e desafogar. Também sinto falta de um comando equivalente ao "apt autoremove" no opensuse, o mais próximo que tem é --clean-deps ou buscar --orphaned.



6. Re: Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 08/01/2024 - 09:44h

É a distro que uso desde o início quando comecei a usar Linux. Comecei pela versão 10.2, sempre com Kde.
Testei outras, mas sempre usei essa. Uso a versão Leap. O Tumbleweed com Kde tem muitas atualizações.




7. Re: Olha, o Opensuse está me surpreendendo, vamos ver até quando

Tipoff *tipoff
tipoff

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2024 - 18:00h

Estou testando o Leap e o TW em VM por aqui.

Tenho preferências por distros mais "LTS", gosto de usar uma base sólida, testada, e estável, porém com alguns pacotes mais atualizados, como o kernel e drivers da nvidia. O Leap me surpreendeu por ter o driver da nvidia mais recente nos repositórios, inclusive sendo a mesma versão do Fedora. O kernel ainda é o 5.15, mas pelo que eu andei lendo, o kernel no openSUSE recebe patchs com melhorias e novidades no decorrer do tempo, algo que a Red Hat faz também.

Outro pacote que me interessa é o Python. O Python vem na versão 3.6, extremamente antiga, mas existe a versão 3.11 nos repositórios no Leap, que é mais recente, e instalando essa versão ela não conflita com a 3.6 instalada no sistema. Gostei dessa mescla sem quebradeira.

A única ressalva é que fazem anos que não uso o KDE, e o KDE 5 ainda possui aqueles bugzinhos que não são fatais, mas incomodam com o tempo. Talvez eu instale na máquina para ver se funciona adequadamente.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts