alp0091
(usa openSUSE)
Enviado em 27/04/2018 - 16:05h
Olá!
Primeiramente peço mil desculpas se violei alguma regra e se postei no lugar certo sem tempo para ler as regras e estudar a estrutura do fórum como todo, sou novo aqui no fórum. Quando eu tiver mais tempo eu faço isso.
Prosseguindo... Sou novo neste maravilhoso mundo do Linux e eu quero adicionar o diretório onde está os meus scripts de rotinas na variável PATH, porém quando faço as edições nos arquivos bash e profile como os tutoriais espalhados pelo Google orientam ele duplica meu PATH
Vejamos:
Toda que se faz: "export PATH=$PATH:/meu/caminho/meus/scripts" ele já duplicar por que ele tá pegando o conteúdo da PATH com o $PATH
se eu der o export novamente vai ficar o PATH gigante.
Ao colocar "export PATH=$PATH:/home/alp_ti0/meus_scripts" no o /etc/profile, funciona só que se eu tentar executar os meus scripts como usuário root não, pois tem uma PATH diferenciada do usuário comum conforme explicado no link abaixo, além de duplicar a variável PATH.
https://sempreupdate.com.br/comando-su-o-que-e-para-que-serve-confira-alguns-exemplos-e-use-mais-o-c...
Quero que o root tenha o mesmo valor do PATH do usuário comum.
Outro grande problema é que meus scripts estão organizados em pasta e subpastas e o sistema só ler a raíz do diretório e não os outros scripts que estão nos subdiretórios.
Resumindo:
Problema 1: Fazer a variável PATH ser ser igual para todos os usuário dos sistema inclusive o root
Problema 2: Minha Variável PATH não pode duplicar
Problema 3: Meu Sistema não ler os scripts dos subdiretórios que estão meus scripts
Meu sistema é OpenSuse Tumbleweed