
4nderson
(usa Debian)
Enviado em 02/05/2019 - 09:52h
Depois de várias tentativas e pesquisas, a única solução que encontrei foi usar o Windows 7 em dual boot - poderia ter criado uma VM, mas eu já tinha esse dual - , assim é possível rodar o Internet Explorer, que pelo que pesquisei usar o Wine/PlayOnLinux para instalá-lo não dá certo.
O IE ainda funciona com o Java, e durante a instalação do SSL Network Extender a própria aplicação busca o certificado e solicita a confirmação de confiança. Quando instalei o SNX no Linux pelo Terminal também dei "Yes" para o certificado, mas mesmo assim o logon não funciona, retorna falha, como já mencionei no enunciado.
Aliás, a forma de autenticação é diferente entre IE e Terminal Linux. No IE tenho que acessar o portal VPN, digitar meu usuário e senha, e logo em seguida o app Autenticador da Microsoft, instalado no meu celular, pede aprovação para a conexão e assim consigo entrar no portal. Ao entrar no portal tenho que clicar no link que abre a janela de conexão do SSL Network Extender e clicar em conectar, e a conexão é estabelecida na rede VPN.
No Firefox/Chrome eu consigo entrar no portal, mas se for tentar conectar a VPN pelo SNX (no terminal) ou SSL Network Extender acorrem os problemas acima.
Então, neste caso a única solução encontrada foi usar o IE dentro do Windows.
"O que não mata fortalece."