stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 29/04/2008 - 18:12h
sql server no wine? Talvez funcione, até pode usar pra desenvolvimento, mas pra produção, com certeza é no minimo perigoso e irresponsável.
sql server em vm? Vale o mesmo do anterior, pra produção o problema seria performance, já que em mtos casos o windows rodando em uma VM funciona melhor doque instalado na própria maquina (vai entender, acho que por causa da maior compatibilidade com os drivers genéricos do vmware).
Solução: Recomendo migrar para oracle. Um banco de dados que bate feio no sql server e tem versões hj que não custam tão caro.
Problema: Custo da migração e custo da licença do oracle, o que pode inviabilizar a migração e neste caso compensa deixar rodando no seu windows 2003.
Não recomendo migração para nenhuma base de dados open source, por experiência própria, as unicas base que vejo ter desempenho igual ou superior o sql server são db2 e oracle. Ja tive muitos problemas com postgree, mysql, hsqldb e derivados.
Agora vamos ao caso:
Acho que você não esta querendo rodar o sql server no linux e somente o client dele. Neste caso é meio complicado mas tem jeito. Existe um obdc para unix (não sei onde baixar para linux, deve ter de baixar o fonte e compilar) e esse obdc consegue se comunicar com uma dll (fake) que vai dentro do wine. Ai através do wine você instala o client do sql server, e faz a ponte com esse cara. Ai você deve rodar sua aplicação via wine apontando pra este obdc. Tinha um tutorial sobre isso mas não to achando, até postei aqui no vol prum cara na comunidade do wine, da uma procurada, foi uma vez que discuti com um zé ruela no post. Ah, lembrando que pra funcionar vai depender de uma penca de coisa, como por ex. sua aplicação rodar no wine.