cleitonpena
(usa Suse)
Enviado em 19/04/2009 - 14:12h
Olá, amantes da liberdade:
Meu problema de hoje é a respeito de um assunto que acho já deveria ter sido há muito resolvido.
Tenho tido dificuldade para criar o boot para arranque do Opensuse 11.1 no pen drive. Parece que uma ou outra distro já cuidaram do problema. Mas, nao se aplicam ao Opensuse.
Testei inúmeras opções ao longo dos últimos dias, e todas foram frustradas - e seria bem pior se eu não tivesse um mínimo de experiência.
Parece incrível que os tutoriais comecem sugerindo que para gravar o boot no pen drive, se tenha que contar com outras mídias, como o disquete, CD ou DVD. O fato é que se eu tivesse disquete, CD ou DVD, por que iria gravar uma imagem iso no pen drive com boot?
Entre as opções todas, embora também sem sucesso, a que mais me pareceu razoável está em:
http://www.gdhpress.com.br/ferramentas/leia/index.php?p=cap2-42
O fato é que os caminhos no DVD com a imagem iso descompactada e as características do Opensuse forçam um ajuste maior para fazer o pen drive instalar o Opensuse.
O mksusebootdisk não funciona comigo, e talvez se justifique por eu ter pouca experiência.
Dos formatadores que encontrei, o mais próximo da verdade foi o Unetbootin -
http://unetbootin.sourceforge.net. Dá quase tudo certo, porém, no final ocorrem sempre erros de "repositório não encontrado", ou erro com algo relacionado ao checksum.
A pergunta que faço: será que já não era tempo de o Opensuse oferecer a opção de uma arquivo para download, cuja imagem criasse boot e arranque de instalação das novas versões pelo pen drive, como ocorre com DVD/CD?
Mais uma: será que o disco de recuperação na opcão de arranque de instalação não deveria ter além do disquete (fd), o pendrive (sd-xx)?
Peço desculpas a todos se o assunto é irrelevante e se é tudo diferente disso, porque eu conheço quase nada de Linux e aí, peço perdão por minha ignorância. Mas, se há milhares de iniciantes em Linux nesta comunidade, pode ser que estejam, como eu, passando pelas mesmas dificuldades.
Boa sorte a todos!
Porto Velho, domingo, 19/04/09.