Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 15/11/2008 - 09:23h
Não consegui instalar o Kurumin 7 a partir do CD de forma alguma em um PC com apenas 32MB RAM.
Entra numa espécie de "loop infinito" (ou processamente "ad aeternum") e não instala MESMO.
No entanto, dando boot através de um HD que já tem o sistema previamente instalado, ele funciona - se arrastando um pouco, mas CONSEGUE funcionar.
Portanto, creio ser normal o Linux consumir/exigir muito mais memória durante o processo de carga do sistema, quando ele tem de fazer um melhor reconhecimento do hardware.
Notei que instruí explicitamente o boot a não carregar alsa, cups, dri, powernow, mas que durante a carga inicial ele inicia a instalação de tudo isso para desinstalar em seguida. Isso gasta muita memória e muito processamento.
Também observei no DSL (em utilização "normal") que o consumo de memória pode ser altíssimo e manter o medidor de recursos sempre no mais absoluto vermelho, se não houver uma swap.
No Basic Linux trabalha-se com memórias extremamente pequenas, sem necessidade alguma de swap, e com o consumo a 14%, por aí.
Então depreendo que quanto mais "coisinhas" tiver carregando ou para carregar/instalar, maior será o tempo necessário para dar o boot, e maior também o consumo de memória.
P.S. Comparativamente, no Windows acontece que uma boa parte da memória utilizada para processamentos anteriores não é liberada, isto é, continua supostamente em uso.
Em máquinas com pouca memória costumo usar o FreeRam XP Lite para poder liberar essa memória que fica "trancada", senão não dá para fazer nada, especialmente navegar na internet.