dimasdaros
(usa Arch Linux)
Enviado em 29/03/2014 - 17:29h
_Cesar_Balboa_ escreveu:
feliwzito escreveu:
Sou novo aqui. Não sei quase nada de informática, por isso se não entenderem a minha dúvida, peço desculpas.
Pergunta:
TODOS os sistemas operacionais (Linux, Windows, etc) fazem downloads da mesma forma?
Tipo: fui tentar fazer o download do Google Chrome, em google.com/chrome. Cliquei para fazer o download, selecionei acho que 32 bits (o primeiro), nem sei o que são bits, aí depois começou o download. Terminou, mas não sei o que fazer depois. Ajuda? Uso o Linux. Se não entenderam algo, falem que esclareço nos comentãrios.
Olá feliwzito! Seja muito bem vindo ao Mundo do Linux!
Eu também conheço muito pouco de Linux. Gosto muito do Ubuntu, mas como quero me aprofundar em servidores, resolvi escolher o Debian para me aprofundar nos conhecimentos. Pois bem, o Chrome pode ser utilizado tanto em Sistemas Operacionais Linux quanto Windows, mas o (s) arquivo (s) para a instalação dele é diferente para os dois SO.
Para instalar o Chrome no Ubuntu, você tem duas opções:
(1) - Instalar o Chrome: O Chrome, originalmente foi feito para ser usado no Windows (XP, 7, 8, etc...), porém foi criada uma versão de teste (versão beta) para o Linux. Esta versão pode ser baixada no link: "https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/?hl=pt-BR&platform=linux&brand=CHFK" daí basta escolher se seu Ubuntu é 32 ou 64 bits. Para saber se seu Ubuntu é um ou o outro, basta rodar este comando no terminal do Ubuntu (ctrl+alt+t): "file /bin/bash | cut -d' ' -f3". Este comando vai te responder se é 32 ou 64 bits.
(2) - Instalar o Chromium: O Chromium é uma versão do Chorme (exatamente igual, exceto o logo) feito especificamente para o Linux. para instalar, basta abrir o terminal do Ubuntu (ctrl+alt+t) e digitar o comando: "sudo apt-get install chromium-browser". A partir daí basta procurar ele no botão do Ubuntu (esqueci o nome dele.. hehe).
Boa sorte!
qualquer coisa, estamos aí!
Ah!!! Como sou novato, posso ter dito alguma besteira, então plenos e seniors ou até mesmo juniores de plantão... Por favor, me corrijam!
Excelente explicação Cesar!
Me intrometendo aqui só para comentar sobre o comando que passou
file /bin/bash | cut -d' ' -f3
mas bah, show de bola, não sabia dessa não, nunca tinha tentado, sempre verificava olhando no uname.
Só sobre 32 e 64, tentando explicar brevemente, isso seria suporte do próprio processador mesmo, acredito que todos os processadores dos anos 2010+ possuem suporte 64.
Quando o processador/sistema operacional é 32bit (mais antigo), você fica limitado em algumas coisas, como por exemplo usar no máximo 4GB de memória.
Se você tiver um processador que suporte 64 mas mesmo assim usar um sistema operacional 32 (distribuições Linux assim geralmente são identificadas com um 'i386') também terá essas limitações.
Aqui tem algumas explicações para quando estiver de bobeira ai e querer dar uma lida sobre essas diferenças
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/entenda-qual-e-diferenca-entre-computadores-de-32...
Grande abraço
e seja muito bem vindo :)