Enviado em 13/08/2009 - 02:38h
O Ubuntu é baseado no Debian Sid, a eterna versão instável.
O desenvolvimento da próxima versão do Ubuntu inicia cerca de um mês após o lançamento da versão estável (será? acho que "nem tanto", pois o mês de espera serve basicamente para o conserto de bugs da versão recém-lançada). E, como é sabido, o Ubuntu lança uma versão estável a cada seis meses.
A equipe do Ubuntu "congela" uma versão funcional (ao menos em tese) do Debian Sid e parte para a caça aos bugs e conseqüente estabilização do SO, acrescentando também as "facilidades" que caracterizam o Ubuntu como uma distribuição "amiga do usuário" (ou "fácil de usar").
Atualizações de pacotes extra-SO (versões novas de programas, como o OpenOffice e o Firefox) são incluídas nesse processo de estabilização, mas no que toca à "parte interna" (bibliotecas, gcc, gtk, kernel etc.), apenas atualizações de segurança entram.
Em suma, sendo o processo de desenvolvimento do Ubuntu o acima descrito, não se trata verdadeiramente da criação de algo do zero, mas o resultado final também não é uma simples customização do Debian Sid.
É um trabalho árduo que tem por base algo que já existe e, pelo menos até agora, o resultado final tem sido reconhecido pelos usuários como uma boa distro GNU/Linux.