removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 23/07/2012 - 16:52h
Pode até existir um programa que analise essa estatística (Debian tem um tal concurso de softwares mais populares) ou proceder na tentativa e erro.
Pegue uma lista de todos os pacotes de seu sistema e veja prá que serve tal pacote e qual outra coisa é dependente dele.
Se você não usa aquilo, se não há utilidade, arranque fora.
O conjunto do X.org vêm com muita coisa que não se usa. pode ter alguma coisa de algum chipset que não é usado. Mais provável é que nem tenha sido instalado.
Se pegar estatística de coisa que é menos usada através de programa vai depender um bocado das circunstâncias. Por exemplo: bluetooth ou wireless obrigatórios no suporte à rede, sendo que não há nenhum hardware destes em sua máquina.
Não adianta ser pouco usado se o sistema fica quebrado pela ausência do pacote. Nem sem entender o motivo do tal pacote estar lá.
Outra coisa seria instalar o mínimo do mínimo de pacotes na instalação, tentar tirar ainda mais e depois instalar aos poucos observando se não instala algo supérfluo. Com isso descobre-se cada pacote do sistema e por que ele está lá. Fiz isso com um Conectiva e foi uma tremenda canseira!
Quanto ao kernel: ele é modular, significa que há pedacinhos que ficam em disco e que só são carregados quando é necessário seu uso. Exemplo de alguns drivers e alguns sistemas de arquivos.
Se ele for recompilado, pode-se optar por não compilar os módulos das coisas que não são usadas. Algumas funções não são compiladas como módulos.
Consequentemente os "ganchos", que são as partes do kernel que entram em contato com os módulos, não estarão lá, nem os módulos que ocupariam espaço em disco.
Uma das vantagens de existir módulos disponíveis é a de não precisar recompilar tudo em caso de troca por um hardware que não é suportado por aquela compilação otimizada.
Porém ao configurar kernel para compilação descobre-se coisas para as quais existe suporte em detalhes, diversos tipos de hardware, drivers, funcionalidades, criptografia, protocolos de rede, depuração, sistemas de arquivos obscuros etc.
De qualquer forma, mesmo por uma coisa ser pouco usada, deve-se saber o porquê de estar lá.