meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 01/02/2010 - 21:14h
Em igualdade de condições em termos de configuração, eu com certeza iria de Itautec, por uma razão muito simples. Os componentes tanto para desktop como para NoBo, são em sua grande maioria fabricados nos países do oriente em geral, seja isto China (PRC), Taiwan, Coreia, etc. Possivelmente senão todas pelo menos a maioria seja até licenciada pelos detentores dos projetos do harware. Portanto se não forem exatamente iguais, são quase iguais. Muitos NoBos já vem praticamente prontos de lá também. A Positivo começou a "montar" NoBos a apenas alguns anos, enquanto a Itautec está ativa acredito que há, mais de 20 anos neste mesmo mercado.
Em termos de uso com Linux, fiz um teste com mídia-live do Librix e fiquei surpreso pela qualidade do trabalho. Um NoBo Itautec com Linux (Librix) certamente virá com a configuração do hardware otimizada, tanto pela interferência direta entre desenvolvimento do Librix com a produção do NoBo, como pelas características intrínsecas do Gentoo, que recompila o kernel de acordo com o hardware do equipamento. Isto pode não parecer mas faz uma diferença brutal.
Note bem que não tenho nada contra a Positivo, nem tampouco escutei qualquer estoria contra ou reclamação. A opinião acima está baseada simplesmente em preferência pessoal.