Baixe arquivos em pedaços com o DCDownloader
O Divide and Conker Downloader (não, não é da Detective Comics, kkk) permite que o download de um arquivo (em link direto) possa ser dividido em n partes de modo que o usuário possa literalmente dividir o download em fragmentos. Vejo no mínimo duas utilidades interessantes: - Quando é necessário baixar arquivos realmente grandes e você dispõe de mais de uma conexão com a internet. Desta forma um arquivo de 10 GB poderia ser facilmente distribuído entre 10 amigos, cada um deles baixando partes diferentes do mesmo arquivo simultaneamente; no término do download, basta fazer a junção das partes e obterá o arquivo original novamente. - Quando o servidor limita a banda, com o uso de downloads simultâneos pode obter um aproveitamento muito maior da internet em questão. O que ilustro nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aG59N51cWAQ O script possui basicamente três comandos: -g url qtd - Nesta opção geramos os arquivos de configuração que serão utilizados em cada máquina separadamente, onde: url é o link do download e qtd é quantidade de máquinas e/ou instâncias que serão executadas. -r file - Realiza a leitura do arquivo de configuração, onde file é o arquivo gerado pela opção "-g". Deve-se atentar ao executar o download em pastas separadas, devido aos arquivos auxiliares gerados no processo. -j - Realiza o "join" de todos os arquivos baixados em um único arquivo. Um exemplo de uso seria: $ ./DCDownloader.sh -g http://link/file.tar.gz 2 PC1: $ ./DCDownloader.sh -r DC1.conf PC2: $ ./DCDownloader.sh -r DC2.conf Posteriormente: $ ./DCDownloader -j É isso pessoal, espero que tenham gostado e fico a disposição a quaisquer dúvidas, críticas e sugestões.
Por: Davidson Francis
Grave arquivos em pendrive sem sistema de arquivos
Creio que este script sirva mais para curiosidade/estudo do que para ser utilizado cotidianamente, mas, talvez seja útil a alguém. Basicamente o NTN (nome dado a simples falta de criatividade: Não Tem Nome) grava arquivos utilizando o dd, em conjunto com isso é gerado o que chamo de "header" (que será gravado junto com o arquivo desejado na mídia removível) que identifica o nome e tamanho do arquivo em questão (nos seus primeiros 30 bytes), para quando formos copiar o arquivo de volta para o HD (por exemplo) possamos saber exatamente o ponto em que o arquivo se encontra no pendrive. (afinal, estamos trabalhando na ausência de um FS). Um ponto interessante de gravar arquivos desta maneira, é que apenas quem estiver de posse do NTN (e souber que o pendrive possua arquivos) poderá extraí-los de lá, afinal, nenhum S.O. irá conseguir montar a unidade. O script em si permite a gravação de apenas um único arquivo, mas comprimindo podemos colocar a quantidade que bem entendermos. O código em si é simples de entender, mas fico a disposição para eventuais dúvidas que possam ter. * Peço desculpas a eventuais erros e POGs no script, afinal, esse é o meu primeiro (de muitos) Shell Script.
Por: Davidson Francis
Calculo de fatorial em C++ com o Qt Creator
Bom pessoal, este é meu primeiro programa com GUI desenvolvido para Linux, ele é muito simples, só calcula o fatorial dos números. Talvez possa ser de utilidade para vocês (não sei), mas fiz isso só pra fins de estudo mesmo. Valeu.
Por: Davidson Francis
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Cups: Mapear/listar todas as impressoras de outro Servidor CUPS de forma rápida e fácil
Criando uma VPC na AWS via CLI
Tem como instalar o gerenciador AMD Adrenalin no Ubuntu 24.04? (6)