Criação de servidores de arquivos simples com Samba

O script precisa do Samba e o dialog instalados, depois é só executar, colocar o nome de acesso que o servidor irá receber, cadastrar os grupos e seus usuários. Cada usuário só tem acesso a pasta do seu grupo podendo alterar somente sua pasta, mas ver o conteúdo das outras do mesmo grupo. Há também a possibilidade de criar grupo público.

Por: Felipe


Lista simplesmente encadeada com busca auto-organizada

O script faz uso do conceito de Lista (estruturas de dados) com funções básicas como inserir/remover fim/inicio e imprimir, método simplesmente encadeado com 2 exemplos de sistemas de busca auto-organizado para melhorar o desempenho do algoritmo de busca, o primeiro é o mover para frente onde toda vez que determinada célula é pesquisada ela é levada para o começo da lista, outro é o conceito de transposição onde toda vez que uma célula é buscada ela anda uma posição pra frente na lista.

Por: Felipe


Cifra de Cesar - Cripto-Analise

A Cifra de César usa de um sistema de substituição monoalfabético, onde cada letra leva um valor (a=0,z=25) que é substituído modularmente com a soma de uma chave(0,25). C=E(k,p) = (k+p)mod26 Esta cifra é facilmente quebrada aplicando um analise de frequência nos caracteres do texto cifrado. O script abaixo recebe duas entradas uma chave(0,25) e um texto claro podendo ter espaços e letras maiúsculas e minusculas, através disso gera um texto cifrado. A criptoanálise é feita achando os caracteres de texto cifrado com maior repetições e substituindo com os caracteres que mais aparecem na linguá Portuguesa, gerando 5 possíveis textos claro. Há um problema nessa criptoanalise, apesar da cifra de César ser fácil quebrar se o texto claro for muito pequeno dificultara bons resultados imediatos.

Por: Felipe


Cifra de Vigenère

Código para gerar cifra de Vigenère em C com opção de auto-chave! Esta cifra faz soma do carácter da chave com seu correspondente no texto claro a cifra é gerada encontrando seu correspondente em uma cifra de César tendo como chave o carácter da chave de Vigenère, a chave de Vigenère é gerada através de uma palavra que se repete ate atingir o tamanho do texto claro, Vegenère também propôs uma auto-chave que seria a chave sendo preenchida com o próprio texto claro ate atingir seu tamanho, assim dificultando a cripto-analise. Equação: C = C¹ + C² = E(K,P) = E[(k¹,K² ),(P¹,P²)] = (P¹+P¹) mod 26, (P² +P² ) mod 26

Por: Felipe






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts