Backup Database MySQL Automatizado
Backup em shell script automatizado para banco mysql. Essencial para quem tem muitas databases para fazer backup. ---Script-Backup-Database-MySQL --Th14go-- Script para backup de várias databases MySQL do mesmo servidor, contém informações em todo seu escopo, o backup é executado utilizando o mysqldumb do próprio MySQL, após ocorrer o backup de todas as databases, é iniciado o processo de compactação. É gerado LOG de backup e compactação para auditoria de execução do script posteriormente, fique a vontade em dar dicas e melhorar o script. Editar variáveis: #Variáveis para SQL dos BCK #Variáveis do MySQL# #Databases# git clone https://github.com/Th14go/script-bck-mysql ./script-bck-mysql Rotina de Backup - Crontab $ crontab -e (inicia tarefa com o agendador de tarefas crontab, em "root") 00 19 * * * /bck-bases-mysql.sh #Backup será executado todos os dias as 19:00hr Para garantir reinicie o serviço do crontab: # service crontab restart
Por: Thiago Henrique Lopes
Backup Database Firebird
Backup de Database Firebird, utilizando o gbak e shell script. Criamos o script para backup de banco e compactação e remoção de arquivos antigos, após utilize o cron para agendar seus backups conforme sua necessidade. O backup e log é feito em máquina remota, utilizando o protocolo rsync para transferência. Se não sabes como utilizar o backup remoto, procure sobre como editar o FSTAB aqui mesmo na comunidade Viva o Linux.
Por: Thiago Henrique Lopes
Backup Incremental com Rsync
Backup utilizando a ferramenta de linha de comando rsync. O rsync utiliza o protocolo remote-update, o que aumenta assustadoramente sua velocidade e diminui a quantidade de dados transferidos, pois são trocados entre os servidores somente as diferenças entre dois grupos de arquivos. Existem dois métodos para executar o backup rsync, uma forma segura no destino no fstab ou inseguro, apresentarei as duas formas. Dependências: # apt - get install cifs - utils --- para suporte ao cifs Verificar suporte montagem cifs: # cat /proc/filesystems | grep cifs nodev cifs (resultado se tiver suporte) Criar diretório: # mkdir /mnt/backup Editar FSTAB: # nano /etc/fstab Forma insegura: //10.9.1.100/backup /mnt/backup cifs username=user,password=senha,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0 Desta forma fica visível no fstab sua senha do computador da rede de destino do backup; Forma segura: # cd / # nano .pwdrsync.txt username=usuario password=suasenha chmod 600 .pwdrsync.txt //10.9.1.100/backup /mnt/backup cifs credentials=/.pwdrsync.txt,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0 Para confirmar se deu tudo certo, montar as unidades: # mount -a -> montar todas unidades.. Deverá aparecer a unidade montada com o destino remoto. Execução do script, lembrando de alterar as variáveis!
Por: Thiago Henrique Lopes
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Como renomear arquivos de letras maiúsculas para minúsculas
Imprimindo no formato livreto no Linux
Vim - incrementando números em substituição
Efeito "livro" em arquivos PDF
Como resolver o erro no CUPS: Unable to get list of printer drivers
Não to conseguindo resolver este problemas ao instalar o playonelinux (1)
Excluir banco de dados no xampp (1)
[Python] Automação de scan de vulnerabilidades
[Python] Script para analise de superficie de ataque
[Shell Script] Novo script para redimensionar, rotacionar, converter e espelhar arquivos de imagem
[Shell Script] Iniciador de DOOM (DSDA-DOOM, Doom Retro ou Woof!)
[Shell Script] Script para adicionar bordas às imagens de uma pasta