Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Cinnamon 2.2
Por izaias
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Preparando vídeo para autoria no QDvDAuthor
Linux user
jackhat
13/07/2006
Este tutorial tem como objetivo mostrar formas de como preparar vídeos em qualquer formato (avi, mpg, mp4) para serem "autorados" no QDvDAuthor.
Por: jack
[ Hits: 33028 ]
Conceito: 10.0   1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

Este tutorial tem como objetivo mostrar formas de como preparar vídeos em qualquer formato (avi, mpg, mp4) para serem "autorados" no QDvDAuthor. Sei que os passos aqui citados podem ser feitos de várias formas.

Com a ferramenta transcode por exemplo, é possível fazer todos os passos abaixo em uma única linha de comando. Descrevo estes passos principalmente como forma de esclarecimento dos filtros e módulos da ferramenta. Por isso cito dois casos como exemplo.

O motivo deste tutorial existir é o fato de eu ter encontrado bastante trabalho para fazer "autoria" de DVDs no GNU/Linux. Como me recuso a usar ou mesmo instalar outro sistema operacional em meu computador, estudei as ferramentas até conquistar meus objetivos.

O QDvDAuthor é sem dúvida a ferramenta mais adequada para desenvolver menus e apresentações em DvD's, porem é uma ferramenta nova e que em breve vem se tornar um programa extremamente completo e profissional.

Apesar do QDvDAuthor já ter um front-end excelente para se tratar vídeos usando ferramentas como mencoder, transcode e outras; ainda encontramos a necessidade de conhecer as ferramentas para se trabalhar com mais liberdade dentro do programa, é aqui que este tutorial se encaixa.

Não pretendo com este tutorial ensinar a trabalhar com o QDvDAuthor, nem mesmo instalá-lo, este tutorial é mais voltado para quem já o tem instalado e precisa tratar os filmes.

Porque tratar os filmes?


O motivo de ter que tratar (preparar) os filmes antes de se criar um projeto no QDvDAuthor é o fato de compatibilizar filmes num formato legível aos aparelhos de DvD comuns hoje no mercado, estes hoje trabalham com os vídeos mpg1, mpg2 e áudio mp2. Assim sendo se o filme não estiver nestes formatos, os DvDs não poderão reproduzir o filme e seu projeto de DvD será um fracasso.

Bom então vamos tratar os filmes!!!

Ferramentas necessárias são:
A receita para o bolo:

Bom vamos partir do princípio que eu quero um filme em meu DvD, já com legenda fundida e que meu filme esteja no formato NTSC-Film de 23.976 fps. Então os passos que devo seguir é, primeiro fundir a legenda ao filme, segundo exportar os frames para um formato compatível com DvD's como PAL e NTSC, ao mesmo tempo que exportar o fps vamos separar o áudio do vídeo. E por último uniremos o áudio ao vídeo, com isso finalmente gerando o arquivo mpg pronto para o QDvDAuthor.

Tem aqui também um passo extra com o transcode para quem não vai trabalhar com o formato NTSC-Film 23.976.

    Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por lordello em 13/07/2006 - 18:47h:

Excelente artigo amiguinho.
Tem duas coisas que gostaria de comentar, se me permite.
- Os DVDs aqui no Brasil são NTSC.
- DVD-PAL não tem nada a ver com PAL-M (que é o formato dos televisores).

O formato DVD-Film (720x480 23,970fps) roda tranquilamente nos aparelhos do Brasil, a grande maioria dos DVDs nas locadoras estão neste formato, então não é necessário converter os frames do vídeo. É preciso filtras certos passos criados pelo pessoal europeu, pois eles são os únicos no mundo a usar o sistema PAL.

Como você mesmo disse, seria possível executar o processo com apenas um comando, mas você queria fazer como Jack, vamos por partes ;-). Porém, como a fonte inicial normalmente é um arquivo avi ou mpeg já bastante comprimido, o ideal é usar um passo somente, ou usar codecs sem perdas, como o huffyuv, assim você evita recomprimir o vídeo duas vezes e perder mais qualidade no processo, ou pelo menos usar o codec mjpeg, que se estiver configurado para o máximo de qualidade, a perda é bem menor do que usando o lavc.
Falou ae...


[2] Comentário enviado por jackhat em 13/07/2006 - 22:56h:

Obrigado pelo comentário... E obrigado tb pelo esclarecimento maior dos formatos de DvD's.
O que na verdade eu quis dizer com converter o formato de 23,970fps não foi pelo fato de nao rodarem nos DvD's. Peço desculpas se ficou entendido dessa forma... A idéia de converter para NTSC ou PAL é apenas um exemplo de como alterar o formato do vídeo mantendo o sincronismo do áudio. A minha idéia com esse artigo é tentar depurar melhor as ferramentas, por isso uso varios passos e varios módulos diferentes, com intencao de expor as ferramentas.
Comentários e críticas sempre são bem vindos.
Obrigado à todos.


[3] Comentário enviado por welingtond em 14/07/2006 - 20:08h:

Jackhat,
"Peço desculpas se ficou entendido dessa forma..."

Chego a me comover quando "vejo" demonstrações de humildade como a sua.

Sinceramente, meus Parabéns !!!


[4] Comentário enviado por jackhat em 03/08/2006 - 17:41h:

Bom pessoal, achei interessante depois de todos estes passos postar aki como fazer tudo em uma linha de comando. Então lá vai:

transcode -i filme.avi -V -x mplayer"-sub legenda.sub -subfont-text-scale 3" -y ffmpeg --export_prof dvd-pal --export_asr 2 -o filme -D0 -b224 -N 0x2000 -s2 -m filme.ac3 -J modfps=clonetype=3 --export_fps 25&&mplex -F 8 -o filme.mpg filme.m2v filme.ac3


[5] Comentário enviado por flavioc em 26/08/2006 - 01:47h:

Caro Jack, tenho um problema, tentei ja varias vezes tanto com Mencoder e transcode converter os arquivos. O problema, é que quando passo para autoria do dvd, fica beleza no computador, masssssss, quando coloco no dvdplayer ligado a tv, a tela do filme fica maior do que a tv (essa é a imprensão). Então, as legenas só aparecem pela metade perde espaço também...Não sei se me fiz entender, se tiver alguma dica.

Flávio


[6] Comentário enviado por jackhat em 26/08/2006 - 14:46h:

Olá Flávio, consegui compreender sim o que voce esta falando. Uma forma que vejo de corrigir isso. Uma seria fazer o seguinte quando estiver preparando o filme:

transcode -i filme.avi -y mpeg2enc,mp2enc --export_prof dvd-pal -Z 512x384 --export_fps 25 -o filme -D0 -b224 -N 0x2000 -s2 -m audio

Bom claro que eu coloquei um exemplo um tanto grande aí em cima, mas o importante aí é só a opcao -Z que ajusta o tamanho do vídeo.

Teste aí e me dica como foi, mas tenho certeza que vai funcionar.
espero ter auxiliado.
t+


[7] Comentário enviado por flavioc em 11/09/2006 - 01:09h:

oi Jack, consegui seguir sua orientação, mas ficou só um probleminha que talvez possa ajudar. A questão da legenda...

Quando faço a fusão da legenda, as palavras com final (ção) dão problema saem erradas. Ja conferi o arquivo .srt e lá a legenda ta ok, mas quando colo a legenda essas palavras aparecem errado. Sabe algo a respeito? Já aconteceu com você?

Obrigado mais uma vez, Flávio


[8] Comentário enviado por jackhat em 11/09/2006 - 21:46h:

Olá Flavio...
Olha realmente esse problema eu nunca vi. Já baixei muitos filmes e fundi a legenda da maneira que descrevi no tutorial, mas esse erro é muito estranho.
Qual é a forma que vc esta usando para fundir a legenda?

Vc esta usando o mencoder ou o transcode?
Qual versao do mplayer vc esta rodando?
Quando vc roda o filme pelo xine ou mplayer o ero acontece???


[9] Comentário enviado por flavioc em 15/09/2006 - 02:08h:

Oi Jack, cara to apanhando mas por outro lado o Linux é assim mesmo, é o desafio que conta.
Tentei com o transcode como voce demonstrou aí, mas deu um problema, muito lento a separação de áudio e video então tentei uma segunda opção...

Achei um tutorial de como preparar vídeo para dvd com o mencoder (mais rápido)com a linha abaixo:
#mencoder -oac lavc -ovc lavc -of mpeg -mpegopts format=dvd -vf scale=720:480,harddup -srate 48000 -af lavcresample=48000 -lavcopts vcodec=mpeg2video:vrc_buf_size=1835:vrc_maxrate=9800:vbitrate=5000:keyint=18:acodec=ac3:abitrate=192:aspect=16/9 -ofps 30000/1001 -o outfile.mpg mymovie.avi

Bom o problema é na hora do dvdauthor. quando uso o comando
#dvdauthor -o dvd -x filme.xml

O programa trabalha mas dá uma mensagem de erro assim?
warn: audio sector out of range
warn: audio sector out of range
warn: audio sector out of range

Bom queimei um dvdrw para testar mas o filme trava toda hora. Se tiver alguma dica. Quanto as legendas consegui resolver.Flávio


[10] Comentário enviado por jackhat em 16/09/2006 - 22:24h:

Esperimenta usar outro codec de audio.
Eu vi que com o mencoder vc esta usando o ac3 tenta outro mp2 ou mpa.
E da uma boa lida no manual do mencoder, pra depurar melhor so comandos que vc fez. Acho q vc vai encontrar coisas que vc poder tirar aí.
Abracao t+


[11] Comentário enviado por alexbh em 15/10/2006 - 02:57h:

Cara, seu artigo ficou muito bom e o jeito como você fez separando os passos facilitou bastante o aprendizado.

Só que eu to com um problema com o QDvDAuthor. Eu faço a conversão do video e ela fica perfeito, com legenda e audio sincronizados. Na hora de usar ele no QDvDAuthor ele sempre tenta codificar o video novamente, fazendo o mesmo trablho que eu já tinha feito. Se eu não marcar a aba de codificação ele não consegue gerar os arquivos do dvd. Tem alguma dica ou manha pra fazer o QDVDAUTHOR ignorar a codificação do video e só se preocupar com a geração dos menus e dos arquivos vob? Utilizdo o QDvDAuthor 0.1.3.


[12] Comentário enviado por sky_crusher em 10/01/2007 - 13:34h:

Desculpa a minha ignorância,

mas os dvd-players tradicionais que fabricam aqui no Brasil não funcionam com o sistema de cores NTSC? Por que você não fez um tutorial usando exemplos com NTSC? Ontem tentei separar o áudio do vídeo de um filme usando o COMANDO 4 do seu tutorial. O programa gerou dois arquivos: Um com .m2v e outro com .ac3. O arquivo .ac3 ficou ok, mas o arquivo .m2v distorceu as cores do filme (eu testei o .m2v no mplayer). O arquivo original era um .avi e tinha 29,970 fps. Como eu faço para com que o programa não distorça as cores do meu filme?


[13] Comentário enviado por Credmann em 22/01/2007 - 21:30h:

Cor não tem nada a ver com isso.
É apenas a taxa de quadros e tamanho do filme.


[14] Comentário enviado por adso em 15/03/2007 - 18:20h:

Opa, jack. Se liga o que acontece quando eu digito o comando 4 (e meio grande).

root@multimidia:/home/multimidia/Desktop/MiranteMercado-Sururu-Lagoa# transcode -i Sururu002.mov -y ffmpeg --export_prof dvd-pal --export_asr 2 -o filme -D0 -b224 -N 0x2000 -s2 -m filme.ac3 -J modfps=clonetype=3 --export_fps 25 transcode v1.0.1 (C) 2001-2003 Thomas Oestreich, 2003-2004 T. Bitterberg
libdvdread: Encrypted DVD support unavailable.
************************************************
** **
** No css library available. See **
** /usr/share/doc/libdvdread3/README.Debian **
** for more information. **
** **
************************************************
libdvdread: Can't open file VIDEO_TS.IFO.
[transcode] (probe) suggested AV correction -D 0 (0 ms) | AV 0 ms | 0 ms
[transcode] auto-probing source Sururu002.mov (ok)
[transcode] V: import format | Digital Video QuickTime (V=mov|A=mov)
[transcode] V: import frame | 720x480 1.50:1
XXX: zoom=yes pre_clip=no
[transcode] V: zoom | 720x576 1.25:1 (Lanczos3)
[transcode] V: bits/pixel | 0.145 (low)
[transcode] V: decoding fps,frc | 29.970,4
[transcode] V: Y'CbCr | YV12/I420
[transcode] A: import format | 0x1 PCM [48000,16,2]
[transcode] A: export format | 0x2000 AC3 [48000,16,2] 224 kbps
[transcode] V: encoding fps,frc | 25.000,3
[transcode] A: bytes per frame | 7680 (7680.000000)
[transcode] A: adjustment | 0@1000
[transcode] A: rescale stream | 2.000
[transcode] V: IA32/AMD64 accel | sse2 (sse2 sse mmxext mmx asm C)
tc_memcpy: using sse for memcpy
[transcode] V: video buffer | 10 @ 720x576
[import_mov.so] v0.1.2 (2002-05-16) (video) * | (audio) *
[filter_modfps.so] v0.10 (2003-08-18) plugin to modify framerate
[filter_modfps.so] converting from 29.9700fps to 25.0000fps
[transcode] warning : /usr/lib/transcode/export_ffmpeg.so: undefined symbol: dts_init
[transcode] warning : (dl_loader.c) loading "/usr/lib/transcode/export_ffmpeg.so" failed
[transcode] warning : (encoder.c) loading audio export module failed
[transcode] warning : failed to init export modules
[transcode] critical: plug-in initialization failed

Pensei que pudesse ser um problema no transcode, mas quando dei um apt-get install disse que era a versão mais nova.


[15] Comentário enviado por dark_slack em 07/06/2008 - 16:22h:

nao conssigo unir video com audio através do mplex:

# mplex -f 8 -o final.mpg shrinked.m2v shrinked.ac3
INFO: [mplex] mplex version 1.8.0 (2.2.4 $Date: 2005/08/28 17:50:54 $)
INFO: [mplex] File shrinked.m2v looks like an MPEG Video stream.
**ERROR: [mplex] File shrinked.ac3 unrecogniseable!
**ERROR: [mplex] Unrecogniseable file(s)... exiting.


[16] Comentário enviado por jackhat em 07/06/2008 - 21:42h:

De qual forma vc esta fazendo o processo todo, para chegar ate esses arquivos? Pergunto isso prq o mplex ta reclamando do formato do audio. faca um tcprobe -i shrinked.ac3 para verificar em que formato esta esse seu arquivo. E mostre aqui a forma que vc esta usando para chegar nesses arquivos. Assim fica mais facil de te auxiliar.
Espero ter auxliado
abs t+


[17] Comentário enviado por marina_andrade em 13/06/2008 - 19:36h:

?comentario=eu vi q o meu vídeo eh de 25.000. eh necessário eu fazer o passo 4?

quanto tempo normalmente eh executado o passo 4?


[18] Comentário enviado por jackhat em 13/06/2008 - 19:55h:

Oi Marina! Olha vc nao precisa fazer o passo 4. O passo 4 é justamente para exportar o video para 25 fps, oq ja é o seu caso. Entao nao é preciso nao. Quanto ao tempo, isso é meio demoradinho mesmo, demora mais ou menos o tempo do filme que vc esta tratando, entao se o filme é de 1:30hrs, entao vai levar mais ou menos 1:30hrs para converter, é claro que um bom processador nessa hora pode diminuir bastante essa minha previsao.
Esse tutorial ja fiz a um bom tempo e foi mais para depurar essas ferramentas, embora para quem estiver querendo tratar algum video AVI de forma mais simples é só instalar o avidemux que pode ser encontrado aqui http://avidemux.sourceforge.net/
Hoje o avidemux ja esta numa versao estavel e bem funcional para todas essas tarefas que descrevi. No caso do video a ser tratado nao estar em AVI, aí eu recomendo tratar o video das formas que descrevo aqui ou usar a ferramenta http://sourceforge.net/projects/mconverter/ para tal.


[19] Comentário enviado por marina_andrade em 14/06/2008 - 16:31h:

eu meu eh avi mesmo...
tô tentando fazer uns DVDs de um seriado q eu assisto.


Mas ainda tá confuso pra mim!
você que o passo dois é pra quem tem o vídeo em 23. Pra quem não tem, precisa executar o passo 4! Mas você disse que eu não preciso! então como eu faço pra separar o áudio do vídeo?

meu PC ficou ligado 7 horas executando o passo 4 e não concluiu!!




[20] Comentário enviado por gratao em 30/11/2008 - 11:20h:

Bom dia amigos,

estou criando um video avi usando o mencoder e gostaria de inserir algumas musicas(mp3) nele,
mas so consigo colocar uma música, como faço para inserir qtas mp3 eu quiser ?


Abraço.



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.