Instalar e configurar BackupPc no Fedora 12

Publicado por Mauro em 23/04/2010

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Instalar e configurar BackupPc no Fedora 12



O objetivo dessa dica é ajudar a instalar e configurar o BackupPC no Fedora 12 e fazer backup de um cliente Linux (no meu caso FC 12 também) com método Rsyncd.

Vamos começar pelo mais fácil que é configurar o cliente:

Para instalar o rsync (normalmente já vem instalado):

# yum install rsync.x86_64

Para o rsync funcionar tem que instalar o pacote xinetd:

# yum install xinetd.x86_64

Bom, instalados os dois pacotes, temos que criar dois arquivos em /etc: rsync.conf e rsyncd.secrets.

Dentro de rsync.conf vamos colocar as seguintes linhas:

uid-root
gid=root
log file = /var/log/rsync.log
host allow = (ip do servidor de backup)

# Compartilhamento que o servidor de bkp vai enxergar p/ fazer o Backup. Você pode criar quantos compartilhamentos forem necessários. [compartilhamento]
#Caminho do diretório do compartilhamento, onde irá ser feito o bkp
path = caminho do diretório
#Usuário que vai ser usado pelo rsync
auth users = usuário
#arquivo onde tem usuário e senha
secrets file = /etc/rsyncd.secrets
#indica que o servidor de backup poderá gravar no cliente, isso é útil em caso de restore
read only = false

E no arquivo rsyncd.secrets você coloca somente o usuário e a senha:

usuário:senha

Esses dois arquivos tem que ter a permissão 600.

A configuração do cliente está pronta. Agora vamos para o mais complicado, que é o servidor.

A parte fácil é instalar. Para instalar o BackupPc é só dar o comando:

# yum install BackupPc.noarch

Se não instalar o Apache junto, instale manualmente, você irá precisar dele:

# yum install httpd.i686

Pronto, estão instalados!

O primeiro passo é criar um usuário no Apache.

# htpasswd -c /etc/BackupPC/apache.users usuário

Abra o Firefox e digite:

http://localhost/BackupPC

Digite o usuário e senha que você criou no Apache.

Se deu tudo certo deve abrir a tela do BackupPC.

Nas configurações nós precisamos mexer eu poucos parâmetros. A configuração original vai fazer um backup completo por semana e o resto incremental. Eu deixei padrão. Vou optar por passar as configurações no arquivo texto.

Vá em /etc/BackupPC e e dite o arquivo hosts:

# vi hosts

Na última linha você vai acrescentar o(s) cliente(s):
  • primeira coluna => Nome do host
  • segunda coluna => se é ip fixo (0) ou dhcp (1)
  • terceira coluna => usuário
  • quarta coluna => mais usuário (opcional)

Salve e feche o arquivo.

Entre no diretório PC e digite:

# vi nome_do_cliente.pl

Dentro do arquivo coloque as seguintes linhas:

#Aqui você coloca os compartilhamentos que foram criados no cliente em rsync.conf
$Conf{RsyncShareName} = [
'compartilhamento1', 'compartilhamento2'
];

#Nesses campos coloque o usuário e a senha que estão no cliente no arquivo rsyncd.secrets

$Conf{RsyncdPasswd} = 'senha';
$Conf{RsyncdUserName} = 'usuário';

Salve e feche o arquivo.

Lembrete: tem que se criar um arquivo para cada cliente, ou seja, tem 3 clientes? Os três tem que estar listados no arquivo hosts e no diretório pc tem que ter cliente1.pl, cliente2.pl, cliente3.pl.

Volte ao diretório BackupPC:

# cd ..

Edite o arquivo config.pl:

# vi config.pl

Nesse arquivo vou listar somente os parâmetros que modifiquei, o resto deixei padrão.

$Conf{ServerHost} = 'nome do servidor de backup';

#Nessa opção você seleciona aonde que quer que guarde os arquivo de backup
$Conf{TopDir} = 'Caminho do armazenamento de backup';

#Arquivos que você quer que faça backup. Nesse caso está configurado todos os arquivos do compartilhamento. Existe a opção $conf{BackupFilesExclude} que você indica os arquivos que não quer fazer backup. Lembrando que Backup Files Only tem prioridade sobre o comando BackupFilesExclude.
$Conf{BackupFilesOnly} = {'compartilhamento1' => [' ']
'compartilhamento2' => [' ']
};

#Horário que o BackupPC NÃO vai rodar o backup de jeito nenhum, normalmente você coloca o horário de expediente
$Conf{BlackoutPeriods}

#Método usado p/ fazer a transferência de arquivo, no nosso caso será rsyncd. Se o cliente for Win use o método smb (que requer ajustes na configuração)
$Conf}XferMethod} = 'rsyncd';

#Nesse parâmetro coloque os compartilhamento que está criado no rsync.conf no cliente
$Conf{RsyncShareName} = [
'Compartilhamento1',
' ',
'compartilhamento2',
' ',
];

#Coloque nas opção abaixo o usuário e senha que está no rsynd.secrets no cliente
$conf{RsyncdUserName} = 'usuário';
$conf{RsyncdPasswd} = 'senha';

#Nessa linha escolhe que tipo de compactação quer no arquivo de Backup. Quanto maior a compactação, mas demorado é o backup. No meu caso escolhi o bzip2 que é a compactação máxima. Tem a opção de deixar sem compactar também.
$Conf{ArchiveComp} = 'bzip2';

#deixar a interface em Português Brasileiro
$conf{Language} = 'pt_br';

É isso, o BackupPC é uma ferramenta poderosa e tem muitos mais recursos do que eu listei aqui. Minha intenção foi só ajudar quem precisa configurar o servidor de backup de forma rápida.

Depois com calma vá lendo e aprimorando.

Quem quiser complementar faça um comentário que sempre será bem-vindo.

Originalmente publicado em meu blog: How to: Instalar de configurar BackupPc

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