Configurando o GAIM para MSN Messenger no Slackware 10.2
Após a instalação do pacote binário do GAIM, que acompanha a instalação do Slackware, se o usuário tentar utilizar o GAIM com uma conta para MSN Messenger, receberá uma mensagem sobre a falta de bibliotecas 'SSL', mas a verdade é que essas bibliotecas já estão contidas dentro do próprio diretório do GAIM criado na instalação do pacote binário.
No entanto, é necessário informar onde o cliente GAIM poderá obtê-las e isso é feito incluindo no arquivo /etc/ld.so.conf a linha:
/usr/lib/gaim
Pronto! O GAIM já pode ser utilizado com uma conta MSN Messenger.
Observações:
1 - Para inserir a linha '/usr/lib/gaim' no arquivo /etc/ld.so.conf deve-se estar logado como usuário root.
2 - Não esquecer de salvar e sair do arquivo /etc/ld.so.conf após sua edição, para que este aplique suas novas configurações.
3 - Após a aplicação dos passos das observações pregressas, não é necessário reiniciar o Linux, mas se o GAIM estiver em execução, este deve ser reiniciado.
4 - Supondo que tudo tenha ocorrido como esperado e o GAIM já esteja apto a estabelecer conexão através de uma conta MSN Messenger, a linha '/usr/lib/gaim' pode até ser removida do arquivo /etc/ld.so.conf que não fará mais diferença! Aparentemente este arquivo guarda suas informações de configuração no arquivo binário /etc/ld.so.cache e talvez, uma vez que a informação tenha sido assimilada, esta seja definitivamente armazenada neste arquivo.
[2] Comentário enviado por acnnx em 07/09/2006 - 12:08h
Mais uma observação:
5 - Mesmo possuindo as bibliotecas 'SSL' necessárias para sua utilização com o MSN, o GAIM também faz uso das bibliotecas 'SSL' da suite Mozilla contida no pacote 'mozilla-1.7.11-i486-2.tgz', que encontra-se no diretório 'slackware/xap' do primeiro CD de instalação do Slackware Linux 10.2. Portanto, este pacote deve estar instalado para que tudo funcione.
[3] Comentário enviado por tenchi em 09/09/2006 - 18:43h
E para quem não usa a suite mozilla, também é possível adicionar o path do diretório onde o firefx está instalado (normalmente /usr/lib/firefox) no arquivo /etc/ld.so.conf , que obtem-se o mesmo resultado (testado no slack 10.1).
Falow.