Microsoft negocia aquisição da Dell

49. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/01/2013 - 12:12h

Mas também não tem porque ficar grilado, afinal tem muitos outro notebooks no mercado sem as restrições de instalação como tinha também nos Compac.

Sei que alguns notebook's eram vendidos até por menos sem SO, sempre comprei com Linux por menos que com MS-win. Mas nunca tive um DELL e agora já está descartado, até porque quem diz o que pode ser instalado sou eu não a fabricante, nesse caso vale o boicote solitário.




  


50. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Arthur J. Hoch
Arthur_Hoch

(usa FreeBSD)

Enviado em 26/01/2013 - 12:24h

Eu acho que o usuário deveria poder escolher se quiser - se, que viesse OS junto ou não e deveria ter diferença no preço do produto. Não tem porque pagar pelo Windows, se você usará linux, isso deveria estar no Código de Defesa do Consumidor, mas isso pode ser considerado impossível. Creio que isso iria ser o correto.


51. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/01/2013 - 10:59h

Arthur, embora algumas pessoas inclusive no meio jurídico sejam de "opinião" e/ou "entendimento" contrários, os Juizados entendem que a venda do computador PC vinculada a um sistema operacional é uma "prática abusiva".
A dúvida que existe é se isso é tipificado ou não com o título de "venda casada", mas legalmente é vista e tratada como tal.
A dúvida é assunto meramente periférico (ou filosófico) de natureza particular, visto que o entendimento dos magistrados é unânime.
Observo que não existe uma jurisprudência a esse respeito, já que o Código Brasileiro do Consumidor é em si mesmo a própria jurisprudência nesse caso, e é o único documento jurídico que tem validade para o julgamento dese tipo de questão. Nenhuma outra legislação pode se sobrepor ao CBC no tocante ao relacionamento com o consumidor.
O pior é que até no meio de pessoas com formação em TI existem pessoas que acham que um computador "não funciona" sem o sistema operacional.
Ora expliquem como é que eles poderiam ser formatados e particionados se não estivessem funcionando...
Sem um sistema operacional, sem um suíte de escritório, sem aplicativos gráficos ou multimídia, sem internet, etc, um computador não funciona como deveria, mas ainda assim está apto a funcionar.
Analogicamente, um automóvel para funcionar precisa de combustível, lubrificante, água, ar para os pneus, etc.
Mas sem todas essas coisas ainda é um automóvel, sendo óbvio que tais coisas têm de ser supridas para que possa ser utilizado convenientemente.


52. Resposta

Arthur J. Hoch
Arthur_Hoch

(usa FreeBSD)

Enviado em 27/01/2013 - 11:27h

Eu só estava idealizando o sistema correto e não se ele funciona ou não.
Pra mim se o computador liga está funcionando :-), entretanto, eu entendo que isso não funcionaria assim, para que alguém coloque algo na sua cabeça é difícil, agora tirar uma ideia já pronta a relevância aumenta, então imagina convencer milhares de pessoas que isso não é como elas pensão, e ainda mais se sobrepor a Apple e M$, etc.
Pra eles é "venda casada", diante disso nem sei se e possível convencer alguém dizendo que isto é errado, ainda mais para aquele que se comporta como uma criança mimada que bate o pé até que todos concordem. Assim eu também vejo as montadoras de computador que só fazem "venda casada".
Já esse negocio de CBC, politica eu não entendo muito.


53. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/01/2013 - 11:48h

Já tenho um pouco de dúvida sobre a venda casada, visto que em alguns aspectos o hardware tem que se adequar ao software ou vice-versa.

É o caso dos GPS que tirando os genericos que usam IGO ou similar, só funcionam com seus respectivos navegadores é o caso do Garmin em TomTom.

Não sei quanto a esses celulares pois o meu ainda é do tempo do ariri pistola.


54. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/01/2013 - 12:19h

Muito cômodo para os sistemas proprietários isso de "venda casada".

Está certo que isso é bastante conveniente para leigos que somente precisam do produto final. Mas com a "esperteza-gatuna-[*****]-poderosamente-rica-sacana" do nosso amado Bill, e sabendo que ele envia/enviou lobistas para diversas esferas de influência de Governos do mundo todo, é bem possível que através disso ele deve ter manipulado leis de informática com políticos safados desses Governos. Acreditem, ele fez e ainda faz isso.

O certo é termos opções.

No ato da compra o vendedor perguntaria:
- Ilustríssimo cavalheiro, deseja seu computador com sistema Windows, Linux ou sem sistema operacional?


55. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Arthur J. Hoch
Arthur_Hoch

(usa FreeBSD)

Enviado em 27/01/2013 - 12:23h

izaias escreveu:
No ato da compra o vendedor perguntaria:
- Ilustríssimo cavalheiro, deseja seu computador com sistema Windows, Linux ou sem sistema operacional?


Sem sistema operacional por favor, não quero que me cobrem pelo que é gratuito, e também não quero essa maldita licença Windows.

Se eu quiser Windows eu passo o remove wat!!!!


56. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/01/2013 - 12:37h

Arthur_Hoch escreveu:

Sem sistema operacional por favor, não quero que me cobrem pelo que é gratuito, e também não quero essa maldita licença Windows.

Se eu quiser Windows eu passo o remove wat!!!!


E depois de conversas secretas com o gerente, o vendedor volta com "cara de Bill Gates":

- Mil perdões, estimado cliente, mas estamos em falta. De repente o Brasil inteiro aprendeu a diferença entre Software Livre e Proprietário e acabou nosso estoque com Linux. Mas nós temos aqui um com Windows com preço especial pro cavalheiro.

rsrs - Mas também, em que situação de compra/venda não tem sujeira?


57. Res

Arthur J. Hoch
Arthur_Hoch

(usa FreeBSD)

Enviado em 27/01/2013 - 14:52h

O problema e que o consumidor não tem a escolha de comprar os PC's, sem OS.

Você já viu em algum lugar pra vender computador sem sistema operacional?


58. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2013 - 15:40h

Em alguns países é proibido vender computador sem SO. Por isso a Acer vendeu (e acho que ainda vende) netbooks com o Linpus em modo texto (não serve para nada). A HP também vendia computadores com FreeDOS, que também não serve para quase nada.

Aqui no Brasil não sei se há obrigação de instalar SO, mas sei que os computadores que não trazem o Windows vêm com Linux. Não conheço computadores sem SO.

Sobre a questão da venda casada já dei minha opinião, e não pretendo repeti-la aqui. Só vou repetir que, ao exigir que vc, usuário final, aceite uma licença para usar o Windows, este deixa de ser uma parte daquilo que vc comprou e se torna algo "extra", que vc pode usar ou devolver (por opção própria, obviamente). Aliás, é isso mesmo que o EULA da MS diz.


59. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/01/2013 - 18:15h

o ruim de tudo isso é que não adianta discutir, enquanto a grande maioria das pessoas não tomar conhecimento de seus direitos, na informática também, assim como em outras áreas, nós meros usuários linux, seremos apenas uma meia dúzia de "gatos pingados" e "lunáticos", querendo mudar o mundo e que na verdade não muda nada.

o que é preciso é conscientizar os menos esclarecidos sobre como as coisas realmente funcionam. Agora é difícil mudar uma ideia que é fixada na cabeça das pessoas a muitos anos, de que só windows presta, e que até mesmo os cursos de informática repassam a todo momento.

eu mesmo conheço um monte de gente já tentei convencer várias pessoas a usar linux, só consegui duas, uma é meu colega que também mexe com informática e portanto já tem a cabeça mais aberta, foi só falar algumas vantagens, e mostrar o compiz para ele que ele veio para o outro lado da força, e minha namorada, de tanto eu falar com ela acabou cedendo. No mais só porta na cara.
e olha que eu tenho uma placa enorme na porta de casa ..."Trabalho com LINUX e Windows".... você acha que alguém pelo menos citou alguma vez o primeiro nome?????????

é isso mesmo a resposta é não.


60. Re: Microsoft negocia aquisição da Dell

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2013 - 19:23h

É complicado trabalhar com Linux.

Eu, por exemplo, tinha um "amigo" (ficou amigo, de tanto que eu ia lá) que era dono de uma loja de informática e ele passou a vender notebooks fabricados em Santos (minha terra), por uma empresa que usava o tal do "Processo Produtivo Básico" (regime especial de produção, com vantagens fiscais). Antes, ele me perguntou se realmente dava para usar Linux, pois foi ele que me vendeu um Acer Aspire One, com Linux. Eu, é óbvio, disse que sim.

Um dia eu vou na loja dele e vejo o tal notebook santista rodando Ubuntu na resolução errada (1024x768 numa tela 1280x720), numa versão já quase sem suporte. Ele reclamou e disse que não sabia como corrigir a resolução instalando um driver de vídeo apropriado, perguntando se eu podia ajudar.

Eu mostrei para ele o VOL, com várias telas de Linux bem configuradas, e falei que iria instalar, caso ele deixasse, um Ubuntu decente naquele notebook. Ele deixou e fui para casa (moro a duas quadras de onde era a loja) buscar um pendrive com o Ubuntu 11.04, que era o lançamento de então.

Chego na loja dele, ponho o pendrive para dar boot e de cara recebo a mesma resolução que estava, porque o chipset da droga do notebook era 100% SIS. Assim não dá! Quem quer vender notebook com Linux não pode usar chipset da SIS.

O resultado. Eu disse para ele que com a placa da SIS não tinha jeito e ele, para poder vender, mandou os notebooks pro fabricante (parece que ele tinha comprado 10) e pediu o Windows 7 em OEM (o cara também vendia assim, obviamente). Mesmo assim, demorou uma eternidade para ele vender os notebooks, que, com o Windows 7, ficavam no mesmo preço de concorrentes muito mais conhecidos, como Positivo, CCE, Megaware, Philco etc.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts