Converter todas músicas do seu HD para Ogg Vorbis e quando o codificador oficial do Theora chegar na versão 1.1 (ocorrerá em breve), você deverá converter os seus vídeos para Ogg Theora/Vorbis.
Eu disse "quando for lançada a versão 1.1" porque a versão 1.0 não tem boa qualidade, mas felizmente a versão 1.1 é muito competitiva (e ainda está em versões alpha, o que significa que faltam as versões beta e release candidate antes de ser lançado).
E a versão 1.3.0 do codificador oficial do vorbis trará vários aperfeiçoamentos do projeto aoTuV, o que fará o que já é o melhor (desconheço codec com perda de informações melhor que o vorbis apesar de conhecer os codecs mais usados) fique melhor ainda.
Links interessantes:
theora demo7 (web.mit.edu) (tem uma comparação recente entre o Theora 1.0 e o trabalho que está sendo feito no codificador da versão 1.1)
[1] Comentário enviado por gesousa em 29/06/2009 - 16:20h
vinipsmaker
"Agora que o suporte básico a Ogg Theora/Vorbis para o elemento "video" do HTML5 está sendo disponibilizado em todos os principais navegadores (bem, tão breve quanto possível um controle ActiveX estará implementado para o IE)"
Só para ilustrar um pouco o poder do que vc falou....
[2] Comentário enviado por pink em 29/06/2009 - 19:32h
Gostei da contribuição, não sabia sobre a origem do ogg e sua história, interessante ver que tudo teve esforço de alguém onde proporciona soluções a muitas pessoas.
Sempre admirei artigos traduzidos, claro que é bom escrever artigos, mas também é muito importante traduzí-los afinal temos que atingir o maior números de usuários possíveis, pois não são todos que tem inglês fluente, contribuição como essa é muito bem vinda.
Fique com Deus.
[]'s
[3] Comentário enviado por andre.vmatos em 29/06/2009 - 20:10h
Muito bom o artigo, realmente. Toda vida gostei do Ogg e de seus irmãos, e de suas propostas. Minha biblioteca de músicas já é, a tempos, toda em Ogg Vorbis, ainda mais porque prezo muito a qualidade de áudio, e, ripando minhas músicas em Ogg de alta qualidade, fica impecável, e com um ótimo tamanho (vai ripar um mp3 em 320kbps pra vc ver se guenta uma biblioteca toda assim).
[5] Comentário enviado por fabio em 30/06/2009 - 00:03h
Opa gesousa, não é censura, longe disso. Tivemos um problema que deveria ser resolvido internamente e não foi. Daí depois do esclarecimento do caso e posicionamento de ambas as partes retiramos o que não pertencia ao artigo, pois o foco aqui é o Ogg :)
[7] Comentário enviado por joaomc em 30/06/2009 - 17:53h
Eu tenho lido muitas pessoas comentando que o Theora é basicamente um formato obsoleto com limitações que não podem ser solucionadas, que a qualidade do Theora é muito inferior a de outros formatos e que o tamanho dos arquivos resultantes é sensivelmente maior. Isso é verdade?
[8] Comentário enviado por vinipsmaker em 30/06/2009 - 20:35h
O Theora foi herdado do codec VP3, da On2 Technologies. O Theora foi evoluído a partir de um codec criado por outra empresa.
A Xiph.org não tinha tempo suficiente para criar um novo codec de vídeo, então aceitou a doação On2.
O Theora era competitivo na época. Sua baixa qualidade é resultante da implementação (os programas básicos que dão o suporte ao codec) e da especificação (isso só é possível mudar criando um novo codec).
A Xiph.org evoluiu bastante o codec antes de lançar a versão 1.0. Só é possível aperfeiçoar a qualidade do Theora na implementação e é o que está sendo feito agora.
O Theora tem qualidade inferior, mas não muito inferior, e depois do lançamento da versão 1.1 ele se tornará competitivo de novo. Note que a culpa disso não é só da Xiph, mas grande parte da culpa é da On2.
EDIT:
Perceba que o codec de áudio vorbis, criado pela Xiph, é o melhor de todos os codecs de áudio. Então, talvez o Theora2, quando lançado, será o melhor codec de vídeo também.
[9] Comentário enviado por vinipsmaker em 08/07/2009 - 11:16h
Mais uma nota:
O Theora tem uma qualidade muito boa em taxas de bitrate baixas quando comparado com outros codecs. Então aqueles vídeos do youtube ficariam melhor usando o Theora.
Depois a BBC vai ter que contratar o Monty para deixar a qualidade do Dirac (que apesar de ter uma especificação quase dos sonhos, não foi bem aproveitada pelo codificador) monstruosa. O Ogg é d+, principalmente graças a Monty.