Muitos usuários tem preguiça de fazer um simples backup, outros alegam que não tem tempo, outros não sabem nem o que significa backup. Para não estender muito, segue o link para quem não sabe o que significa backup:
Seja lá qual for o motivo da falta de um backup, todos tem que se habituar a realizar backup para evitar maiores dores de cabeça futuramente, e a periodicidade irá depender da situação de cada um. Já vi pessoas perdendo tudo por não ter realizado backups dos seus arquivos (músicas, vídeos, documentos, etc) por causa de algum problema que ocorreu (seja vírus, pancadas, defeito no hd, etc).
O que custa caro não é um pc de grande porte, e sim, seus arquivos importantes. Você viajou para um lugar lindo e tirou muitas fotos para lembrar dos momentos inesquecíveis e acabou perdendo tudo pelo fato de não ter salvo no CD e/ou DVD por confiar demais no HD (caso estiver salvo no pc) e/ou no cartão de memória. A perda não ocorre só por questão de falhas e/ou problemas no equipamento, como também por roubo, pois tudo está armazenado lá.
Muitas empresas possuem seu sistema de backup periodicamente, pois se houver uma perda o prejuízo será tremendo. Se você possui uma locadora de vídeo e/ou lan house e mantém os cadastros de clientes salvo no hd, faça backup sempre, e se houver novos clientes, atualize seu backup. Se der um problema no hd - e nem se sabe quando e qual - já era, a não ser que você possua condições financeiras para recuperar tudo por uma empresa especializada em recuperação de dados.
Há muitos programas de recuperação de dados, mas nem todos são 100%. Algumas coisas dá para recuperar, outras não. Portanto, realizar um simples backup dos seus arquivos importantes não custa absolutamente nada... é simples e rápido (dependendo da quantidade dos dados).
Lembro-me de uma época que estava no supermercado com minha esposa e um dos pcs não estava funcionando. O dono foi dar uma olhada para tentar ressuscitá-lo, mas acabou piorando a situação.... deu uns tapas no gabinete. Aff!!!
Um colega também perdeu todos seus trabalhos da faculdade e suas fotos dos momentos inesquecíveis por causa de um problema no Windows após rodar um tal jogo e o sistema não iniciava mais. Um técnico chegou lá e foi dizendo: Tem que formatar. Aff!!!
Muitos técnicos que não sabem procurar uma solução viável para ressuscitar um sistema operacional após uma pane vão logo pensando em formatar. E se por outro lado a solução do problema é realmente uma formatação, nem ao menos recupera os arquivos dos clientes primeiro, pois se os clientes souberem através de outras pessoas que era possível recuperar os arquivos a ficha cai, ou seja, o técnico será chamado de incompetente.
Se você acabou de instalar uma determinada distro e configurou todo o sistema, lembre-se de realizar um simples backup para evitar futuros problemas e perda de tempo. Não há salva vida melhor que um simples backup. Eu costumo fazer backups dos seguintes arquivos: squid.conf, xorg.conf. httpd.conf, smb.conf. Apenas são esses que uso no momento, e todos meus arquivos e pacotes das distros ficam num DVD-RW.
Você escolhe a melhor forma de manter uma cópia de tudo que possui, seja em CD e/ou DVD, HD externo, pen drive, etc; o importante é manter uma cópia. Você também pode salvar suas fotos, enquanto estiver de viagem, para um servidor como Google Picasa, E-Fotos, etc. Enfim, há uma grande variedade de soluções para manter uma cópia em algum lugar.
De todos os problemas que passei quando o
Linux não iniciava devido a uma falha no modo gráfico etc, jamais precisei formatar, pois no Linux não é necessário absolutamente nada disso para ressuscitar o sistema, apenas alguns comandos - dependendo do erro. Mesmo o Linux com problemas, dá para realizar backups antes do próprio usuário pensar numa formatação quando não sabe solucioná-lo, tudo puramente via texto pela rede ou mesmo através de um live-cd.
Quando um dos micros de minha cyber café der pau, primeiro transfiro os arquivos importantes que o cliente salvou para meu servidor ou vice-versa através do próprio terminal para depois solucionar o problema. O importante é manter o cliente satisfeito quando há arquivos importantes que acabou de descarregar para poder transferir para uma mídia.
Tem gente que manda o pc para uma assistência técnica com todos os seus arquivos (seja trabalhos da faculdade, fotos, vídeos, etc), só que o gabinete está sendo transportado numa moto. É lombadas após lombadas, é buracos após buracos, etc, um verdadeiro perigo para o hd, pois está havendo muitas balançadas.
Lembrem-se... não há salva vidas melhor que o simples backup.
:::... Viva o Linux ...:::