Este artigo visa a instruir os novatos em redes que se encontram com poucas opções e recursos para realizar um cabeamento de rede
Muitos aqui irão questionar a ética de construção dos cabos, mas lembro antecipadamente que esse procedimento não é aconselhado, mas é para casos que não existam medidas para contornar a situação de forma 100% funcional.
Existe no mercado mini-switch de 4 portas que são exatamente para evitar a necessidade dessa adaptação, porém o preço é o mesmo de um switch de 24 portas, conhecido como 3COM NETWORK Jack 220.
Não deve ser usado: Esse método de adaptação não deverá ser usado para plugar um switch a outro, pois a taxa de tráfego é de 10/100 Mbs nesse cabo, isso causará uma lentidão de tráfegos, podendo causar perdas de pacotes ou o erro "Conexão Nula ou Limitada" em OS Windows, etc.
Pode ser usado: Em aparelhos 10/100 Mbs. Necessidades raras onde o cabeamento de novos cabos não existam ou possam demorar.
Tentei ser o mais detalhado possível ao tirar as fotos, porém elas são de um celular, espero que ajude assim mesmo.
Ambiente a ser usado:
Ilustração do ambiente que usei a adaptação para demonstração do artigo. Devido a ausência de 20 metros de cabo para passar um novo ponto de rede em uma situação que exigia urgência.
Material Necessário
Esses procedimentos para quem tem costume pode ser realizado em 15 minutos, então mãos à obra.
Kit necessário para criação do cabo:
- Alicate de corte
- Alicate para Cripar os cabos
- 2 pedaços de cabo tamanho a critério da necessidade
- 4 RJ45 MACHO
- 2 RJ45 FÊMEA
Obs.: Os cabos devem ser analisados para que o tamanho não fique menor do que o necessário, lembre que a parte aonde irá até o switch deve ter um espaço para poder manipular eles da porta 1 a 24 sem grandes dificuldades.
Lembre primeiro de ler o artigo, entender o que está fazendo para depois realizar a tarefa, já que ao cripar os cabos alguns fios podem não fixar direito causando a perda do RJ45 MACHO.
Cabo do switch
Esse será o cabo que irá conectado no "Patch Painel" até o Switch.
Ele tem o formato de um " Y ", as duas pontas que são a cabeça do Y devem ter um espaço onde seja capaz de manipular uma ponta na porta 1, e a outra na porta 24, para não causar a perda desnecessária do cabo de rede.
1 - Corte o cabo retirando somente a capa que deve ser azul, separe os 8 fios em 2 pares, nas cores: Verde, Branco-do-Verde, Laranja e Branco-do-Laranja.
2 - Caso você tenha um pedaço de cabo velho sobrando, corte a capa azul no tamanho necessário para você "REENCAPAR" os fios separados em dois pares
3 - Depois de separados os fios em dois pares e colocado as capas de acabamento azul neles, vamos fazer a primeira ponta do lado que estão os 8 (oito fios)
4 - Cripe a ponta tendo a certeza que todos os fios chegam no fim do RJ45 Macho, a sequencia usada: Branco-do-verde, verde, laranja, Branco-do-azul, azul, Branco-do-laranja, Branco-do-marron e marron.
5 - Vamos agora fazer uma das pontas dos pares que separamos os oito fios em dois pares. Pegue o par que tem verde e laranja e separe ele na sequência.
Separe eles na sequência: Branco-do-verde, verde, Branco-do-laranja, PULE DUAS CASAS, laranja.
Então vamos ter a seguinte sequência dentro do RJ45 macho (f,f,f,v,v,f,v,v) f= fio; v= vazio. Depois é só cripar o cabo.
6 - No outro par onde estão as cores Azul e Marron, vamos fazer a mesma coisa nos mesmos encaixes.
Sequência (Banco-do-azul, azul, Branco-do-marron, marron) lembrando que dentro do RJ45 Macho você deve encaixar, ( f,f,f,v,v,f,v,v). Vendo que estão todos chegando até o fundo o RJ45 Macho pode cripar os cabos.
Quando fizer isso terá finalizado o primeiro cabo que será conectado no switch. Veja a foto abaixo com o formato do cabo que fiz.
Cabo do Usuário
Este será o cabo que estará já na sala onde entra a ponta do cabo que vem do switch. Ele é um conversor na verdade, onde pega a sequência dos 8 fios nas cores padrão e adapta para os 4 fios que são usados em uma placa de rede 10/100Mbs.
Mãos à obra. Pegue os RJ45 Fêmea, e use a sequência A, que é a padrão, lembrando que as sequências que usei não são necessárias, mas devem respeitar as sequências do inicio ao fim para não haver fios trocados.
Primeiro Par
Sequências de encaixe RJ45 FÊMEA 1:
- Pluge o fio verde, no local do verde no RJ 45 FÊMEA
- Pluge o fio branco-do-verde, no local do branco-do-verde no RJ 45 FÊMEA
- Pluge o fio laranja, no local do laranja no RJ 45 FÊMEA
- Pluge o fio branco-do-laranja, no local do branco-do-laranja no RJ 45 FÊMEA
Segundo Par
Sequências de encaixe RJ45 FÊMEA 2:
- Pluge o fio AZUL, no local do VERDE no RJ 45 FÊMEA
- Pluge o fio branco-do-AZUL, no local do branco-do-VERDE no RJ 45 FÊMEA
- Pluge o fio MARRON, no local do LARANJA no RJ 45 FÊMEA
- Pluge o fio branco-do-MARRON, no local do branco-do-LARANJA no RJ 45 FÊMEA
RJ45 Macho
Após respeitada a sequência usada nos RJ45 FÊMEA vamos fazer a outra ponta que sobrou para fazer um RJ45 MACHO com sequência comum de par-traçado. Da mesma sequência que usamos para fazer a ponta comum no cabo que vai pro switch.
Com o cabo pronto, teremos outro Y em mãos que deve estar +/- assim.