Adquiri uma multifuncional
Epson Stylus TX210 substituindo finalmente a minha boa e velha HP 600. Como é comum entre os usuários
Linux, a primeira preocupação que surge antes de instalar um novo periférico é se ele é compatível com o sistema, ou seja, se existe driver disponível e que funcione corretamente. No meu caso, iniciante no Linux, surge uma preocupação adicional que é a de ter que voltar para o Windows apenas por causa do novo periférico.
Ao migrar para o Linux - para o Ubuntu - me deparei com um problema com a HP 600 quando fui tentar imprimir em modo econômico, resolvi trocando o driver da HP 600 por um da HP 610. Essa experiência me fez ficar apreensivo antes de instalar um novo periférico, fazendo diversos testes antes de declará-lo instalado.
Com a Epson não foi diferente. Tirei-a da caixa, uma leitura rápida no manual, colocação dos cartuchos, conexão dos cabos, liguei. O Ubuntu identificou a impressora e a instalou automaticamente. Tudo parecia perfeito até que eu imprimi uma página de teste, ou melhor, tentei imprimir. A multifuncional misteriosamente puxava todas as folhas, uma a uma, e não imprimia nada, trazendo as minhas duas preocupações à tona.
Felizmente, após duas horas de pesquisa, consegui resolver o problema e pretendo compartilhar minha experiência nesse artigo.
A solução (parte I): localizando o driver
Identificado o problema existem duas hipóteses de suas causas: driver ou físico. Se fosse um problema físico seria relativamente simples resolver, pois bastaria trocar o produto. Mas após pesquisas na internet percebi que outros usuários tiveram o mesmo problema que eu no Ubuntu 9.10, o que me levou a concluir que o problema é mesmo com o driver.
O primeiro passo é consultar o fabricante. Em vão. Procurei então por drivers alternativos e encontrei o seguinte endereço:
que é de uma empresa japonesa chamada
Avasys que desenvolve drivers para impressoras e multifuncionais Epson.
Na página preenchi o formulário com o modelo (Epson ME Office 510, Epson Stylus NX215/SX210/SX215/TX210/TX213/TX219), a distribuição Linux que utilizo (Ubuntu), a versão (9.10), país (Brasil), o tipo de conexão que utilizo para a impressora (print/scan with local printer or scanner) e NEXT. É exibida uma lista com várias opções.
É necessário baixar três arquivos, o arquivo ppd, o driver da impressora e o driver do scanner:
- Epson-Stylus_TX210-pipslite-en.ppd
- pipslite_1.4.0-5_i386.deb
- iscan-network-nt_1.1.0-2_i386.deb
Como eu já havia instalado a impressora eu precisei desinstalá-la antes de continuar, System > Administration > Printing, botão direito na impressora e delete.
Mantendo a impressora desligada, copie o arquivo ppd baixado para o diretório /etc/cups/ppd/ com o comando:
sudo cp [diretório em que você baixou o ppd]/Epson-Stylus_TX210-pipslite-en.ppd /etc/cups/ppd/Epson-Stylus_TX210-pipslite-en.ppd
Pesquisando descobri que esse é o diretório padrão para arquivos ppd no Ubuntu, a localização desse diretório varia de acordo com a distribuição. Esse arquivo ppd armazena as informações da impressora, é possível visualizá-lo pelo gedit se você estiver curioso. ;)