Neste artigo falarei de backtrace. O que é? Como usar? Pra que serve? Também explorei um pouco mais sobre breakpoints e alguns comandos para controlar o fluxo do programa em execução. Tudo isso no nosso depurador favorito, o GNU Debugger.
Bom, vou concluir o artigo falando de um comando que exibe uma janela em modo texto tornando permanente a exibição do código-fonte e transformando a depuração mais visual. O comando é o "winheight". Digite isso e será aberto uma janela com o código fonte do programa e uma flecha indicando a linha em execução. Acho isso muito, útil, mas não primordial...
Bom pessoal, assim, termina nosso artigo. Eu sei que é muita coisa para ser absorvida de uma única forma, mas espero que vocês leiam, releiam e pratiquem muito a utilização do nosso depurador favorito! :D
E lembrem-se de utilizar a ajuda "online" do GDB, pois ajuda em muito o aprendizado!
[3] Comentário enviado por jllucca em 24/09/2004 - 13:23h
Aew, 'brigado pelos elogios y2h4ck e engos!
Sobre o "winheight" tava falando com o y2h4ck que em algumas maquinas que utilizo não achei ele(gdb 5.4). Deve ser porcausa das versões desatualizadas... Verifica se voce está com a versão 6.1.1, pois foi nessa que fiz o artigo :)
[5] Comentário enviado por macroney em 27/09/2004 - 14:40h
parabéns !
muito bom !!!
embora nem li tudo .......
mas vale ...
pô !, alguém conhece algum livro ou tem alguma apostila sobre Assembly , encontrei um em pt_BR , é novo, mas é muito superficial... eu acho ( embora nem programo em assembly) , Pois peguei uma apostila e me parece boa...
[6] Comentário enviado por wildtux em 16/01/2014 - 11:39h
Sei que o tópico é antigo. Mas mesmo assim parabéns pela iniciativa, está me ajudando muito a tirar algumas dúvidas, uso linux e gosto de usar também o cygwin.
Dica1: Pra quem ainda não se aventurou em Assembly, existem vários sites que ensinam sobre alguma coisa. Existem também alguns livros do autor Jon Erickson é só dar uma pesquisada.
Dica2: Pra quem quer debugar arquivos .exe no cygwin é só seguir o mesmo procedimento trocando o a.out pelo a.exe gerado no cygwin full.
Abraço ao jllucca, valeu cara! =D. Viva a comunidade, viva ao Linux!!!