Python é uma linguagem de programação poderosa, tanto que se você já desenvolve programas, provavelmente acharia interessante conhecer Python. Mas se você está começando agora a se aventurar pela programação, o mais incrível: Python, além de ser uma linguagem poderosa, também é muito fácil de aprender!
Python é uma linguagem de programação poderosa, tanto que se você já desenvolve programas, provavelmente acharia interessante conhecer Python. Mas, se você está começando agora a se aventurar pela programação, o mais incrível: Python, além de ser uma linguagem poderosa, também é muito fácil de aprender!
Neste artigo faremos uma explanação de sua sintaxe, seus tipos e seus pontos fortes, que certamente o seduzirão. A única coisa que você irá precisar é de um interpretador Python. E é claro: experimente, crie, tente! Tudo que você verá aqui só será claro após o uso, como quase tudo nesta área.
Começando
Python foi criada por Guido van Rossum em 1991, tendo como foco usuários como físicos, engenheiros e lingüistas. Hoje, é aplicada nas áreas mais diversas, como web e computação gráfica. O nome Python vem do grupo de humor britânico Monty Python.
A primeira coisa a fazer é o mais óbvio: instalar Python! Você pode adquirir em www.python.org. É claro que em sua distribuição Linux provavelmente os pacotes para Python também estejam disponíveis. Portanto, escolha o modo mais conveniente.
Python é uma linguagem interpretada, portanto você pode aprender de maneira bem tranquila, seguindo linha a linha, passo a passo, a construção de seus programas. Isso faz de Python uma ferramenta utilíssima multi-sistema, pois poderá levar seus programas, por exemplo, de Linux para Windows e vice-versa, como extrema facilidade. É orientada a objetos, e é possível trabalhar juntamente com outras linguagens, como C.
Operações
As operações básicas estão presentes, como é certo esperar. Tente as operações:
>>> 15+8
23
>>> 9-2
7
>>> 6*3
18
>>> 2+3*4
14
Perceba que na última linha o interpretador fornece '14' como resposta, e não '20'. É simples: Python usa as regras 'habituais' para operações: neste exemplo, uma multiplicação tem prioridade sobre a adição. Claro que você sempre pode usar parênteses para seguir a ordem de sua preferência:
>>> (2+3)*4
20
Variáveis
Da mesma forma que na matemática você pode usar o conceito de variáveis associadas a valores, Python nos permite usar variáveis para tomar seus valores outras vezes durante o programa. Por exemplo, veja o uso de variáveis (de maneira desnecessária, mas é apenas um exemplo) para calcular o número de segundos em um dia:
Uma variável sempre se refere a um valor. Em Python, variáveis não possuem tipos; uma mesma variável pode referir-se a um inteiro, em um momento, e a um número 'real' em outro, ou ainda a um caracter. Ainda mais: não é exigido a declaração de variáveis, embora não possa usar uma variável que ainda não possua um valor definido.
Outro ponto importante: Python é 'case-sensitive' - diferencia entre minúsculas e maiúsculas. Desta forma, para Python, as variáveis 'Eu' e 'eu' são duas variáveis diferentes. Veja:
>>> Eu='carlos'
>>> eu=345
>>> print Eu, eu
carlos 345
[10] Comentário enviado por Teixeira em 11/11/2007 - 14:54h
Artigo muito bom.
Se toda a dificuldade do Phyton for realmente a identação, então está ótimo, pois isso é fácil de ser superado.
Toda linguagem de programação tem sempre algum item chato, como o ponto no Cobol, o hífen no Fortran, as toneladas de parênteses no Lisp, etc.
Assim no be-a-bá está parecendo muito prático. Vou procurar ler mais, especialmente no que diz respeito a programas extensos ou mais críticos.
Sds.
[11] Comentário enviado por juliaojunior em 11/11/2007 - 17:01h
Certamente, em qualquer linguagem os iniciantes encontrarão dificuldades. Python não é o Santo Graal da programação.
O importante, porém, é a facilidade que de forma geral é encontrada por quem está iniciando nesse caminho. Neste artigo, temos apenas uma viagem rápida pela linguagem. Detalhes sobre ela e aspectos avançados serão abordados em futuros artigos, o primeiro deles, inclusive, já está escrito.
[14] Comentário enviado por locfree em 13/10/2008 - 21:30h
Caro amigo estou me aventurando no mundo linux a 6 meses, e gostaria de começar a aprender a programar via web,, nao conheço nada de programação, mas lendo algo sobre linguagem de programaçao ja havia me interessado sobre o Python, agora lendo seu artigo vejo que estou na linguagem certa !!
[15] Comentário enviado por andrelimatt em 22/10/2008 - 13:47h
Excelente artigo amigo,
Programo em Java mas a algum tempo venho querendo me aventurar em Python, e ainda não tinha achado nenhum material interessante sobre o assunto, depois desse artigo com certeza vou começar a brincar com essa linguagem.
[16] Comentário enviado por gouken em 12/12/2008 - 11:50h
Cara, excelente artigo, sempre trabalhei mais com hardware e afins, é minha paixão, mas agora resolvi aprender alguma linguagem de programação para ser um profissional mais completo. Escolhi o Python pela facilidade dele e seu artigo está plenamente simples, direto e sucinto! Muito bom! Adionarei nos favoritos!
[18] Comentário enviado por fabioarnoni em 08/02/2009 - 12:34h
Parabéns cara !!!! Muito bom o artigo. Estou estudando Python na faculdade é as vezes alguns detalhes ajudam a entender melhor
como funciona a linguagem. É um ótimo artigo para iniciantes !
Abraços até mais !!!!
[21] Comentário enviado por cabrulcs_ em 14/05/2009 - 22:53h
Bem, para programadores mais experientes e que querem aplicativos leves, nada melhor que C ANSI. Porém como o Python pode se utilizar de linhas de C no corpo do seu código-fonte, é muito interessante aprendê-la. Até porque ela é bem mais simples que C.
[22] Comentário enviado por Paro em 11/06/2009 - 23:49h
Excelente tópico!
Pesquisei bastante e escolhi o python como a minha primeira linguagem de programação.
Pesquisando no google conhecimento achei este tópico extraordinário, gostaria de dar os parabéns.
Já conhecia o site e já pesquisei muito aqui sobre linux quando instalei-o aqui em minha casa. Agora fiz meu cadastro, e
espero poder logo mais contribuir com todos meus conhecimentos adquiridos.
[23] Comentário enviado por felipemartinsss em 07/08/2009 - 16:05h
Bom artigo.
Estou querendo a aprender a mexer no Blender, e é possível criar jogos utilizando a Python API do Blender.
Não conhecia nada da linguagem Python, mas precisava aprender algo. Agora me sinto capaz de fazer alguma coisa com a linguagem já. É só usar esse manual como apoio.
Valeu
[25] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 31/08/2009 - 11:41h
achei muito legal seu artigo.
dica para novos navegantes:
Bem-vindo — Associação Python Brasil
A Associação Python Brasil (APyB) foi formada em abril de 2007 com a meta de apoiar as comunidades relacionadas à linguagem Python e suas tecnologias ... http://associacao.python.org.br
[28] Comentário enviado por morvan em 08/10/2009 - 08:08h
Bom dia, juliaojunior.
O seu artigo está excelente. Gostaria somente de discordar de um enunciado seu, à guisa de esclarecimento:
"Em Python, variáveis não possuem tipos; uma mesma variável pode referir-se a um inteiro, em um momento, e a um número 'real' em outro, ou ainda a um caracter. Ainda mais: não é exigido a declaração de variáveis, embora não possa usar uma variável que ainda não possua um valor definido"...
Em Python as variáveis possuem tipo, sim. A linguagem Python é uma das linguagens de tipagem mais forte de que se tem notícia. Na verdade, por apresentar tipagem dinâmica, ou seja, você não precisa declarar as variáveis para utilizá-las, tem confundido muito as pessoas. A tipagem de uma linguagem pode ser fraca ou forte (exemplos: vb e Python, respectivamente.); pode ser estática ou dinâmica (exemplos C e Python, respectivamente idem).
No mais, o seu artigo é, como já reiterado por mim e por outrem, excelente. Didático e cativante.
Parabéns.
[29] Comentário enviado por Win7User em 17/12/2009 - 21:29h
Parabens Junior,
vou começar a mastigar phyton agora ,pois é um mecanismo muito importante para quem planeja desenvolver games no Blender 3D(já havia estudado algumas folhas há um bom tempo atras porém desisti do Blender 3D por um tempo assim migrando pro Lightwave 3D e automaticamente me desvinculando do Phyton e agora vou retomar os estudo ^^ , phyton.org é um link muito bom além de ser o oficial!
novamente parabens e abraços
[32] Comentário enviado por morvan em 23/10/2018 - 17:26h
[30] Comentário enviado por userheroin em 14/08/2012 - 14:17h
return (notamedia)
^
SyntaxError: invalid syntax
>>>
qual o erro ? eu dei Space no notamedia
Userheroin, boa tarde. Eu usaria a sintaxe com o print:
print(notamedia);
E, além disso, veria a endentação. Ela, você sabe, é parte da sintaxe, em Python.