Mais que um editor de textos, o Emacs é uma poderosa ferramenta para vários tipos de projetos. Na verdade, não é apenas um editor, é um ambiente de trabalho. Experimente esta potente arma do Linux.
Mais que um editor de textos, o Emacs é uma poderosa ferramenta para vários tipos de projetos. Na verdade não é apenas um editor, é um ambiente de trabalho. Neste artigo faremos uma introdução à essa poderosa ferramenta.
É possível trabalhar o dia inteiro sem sequer sair do Emacs, pois podemos lidar com arquivos, compilar programas, usar comandos da shell e por aí vai. E tudo o que você precisa para usá-lo é um terminal. Além de tudo, é extremamente flexível, aceitando nossos próprios comandos, alterando os atalhos do teclado conforme nosso desejo.
Neste artigo mostraremos os 'primeiros contatos' com Emacs. Supondo que você está começando seu uso agora ou será um usuário não muito aprofundado. Em artigos posteriores estaremos nos concentrando no uso para programadores, administradores de sistemas, entre outros.
Um último lembrete: há várias 'versões' do Emacs, tais como o GNU Emacs e o XEmacs. Mas as similaridades entre estas diferentes implementações não são tão profundas, de forma que a maioria dos contrastes estão em aspectos e comandos mais avançados. Portanto, pelo menos na teoria, o dito aqui será útil para a sua versão pessoal do Emacs.
Notação
Os comandos do Emacs são simples: são a combinação entre uma das teclas Ctrl ou Alt com mais um ou dois caracteres. Aqui usaremos a letra S para representar a tecla Shift, a letra C para representar a tecla Ctrl e a letra A para representar a tecla Alt. Veja as notações que usaremos, também com alguns exemplos:
C-p
A combinação acima diz para você teclar 'Ctrl' e 'p' ao mesmo tempo, ou seja, segurar Ctrl e teclar 'p'.
A-m
A combinação acima diz para você teclar 'Alt' e 'm' ao mesmo tempo, ou seja, segurar Alt e teclar 'm'.
Direito
Clicar com o botão direito do mouse.
Esquerdo
Clicar com o botão esquerdo do mouse.
S-q
A combinação acima diz para você teclar 'Shift' e 'q' ao mesmo tempo, ou seja, segure Shift e tecle 'q'.
Também usaremos a notação ENTER quando devemos pressionar a tecla 'enter', e a notação ESC quando devemos teclar 'esc'.
[4] Comentário enviado por humbhenri em 26/09/2007 - 08:41h
Bao, já usei um pouco emacs e vi, mas ultimamente procuro um editor gráfico, nada contra o emacs, mas ele é muito feio e a fonte no meu pc fica horrível. Atualmente uso o Scite, mas nao to gostando muito por causa da ausência de esquemas de cores como os do gvim.
[5] Comentário enviado por komodo em 27/09/2007 - 16:52h
JuliaoJunior,
Bom artigo, não fiz nenhuma pesquisa ultimamente , mas é difícil encontrar algum material sobre Emacs principalmente em português.
Espero que continue esta série.
[6] Comentário enviado por noturno99 em 30/12/2010 - 14:43h
Beleza, gostei desse tutorial!!
É bem explicativo para alguém que está querendo aprender a mexer no emacs e já tentou um monte de vezes até se conformar com tanta coisa nova!
abração