Esse artigo introduz alguns conceitos básicos referentes ao LaTeX, de forma que qualquer pessoa que nunca teve contato com a linguagem possa desfrutar e prosseguir com o seu uso para confecção de documentos de alta qualidade. O estudo será auxiliado pelo Texmaker, um IDE que torna a curva de aprendizado mais acentuada.
As distribuições GNU/Linux adotadas foram o Ubuntu e suas variantes Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu etc, por serem bastante disseminadas. Isso não impede usuários de outras distribuições instalarem os pacotes com os comandos equivalentes.
O pacote TeX é atualmente distribuído em sistemas Unix como TeX Live, dependendo do que se pretende fazer nos documentos (você pode querer fazer uma citação em kanji por exemplo), alguns desses pacotes englobam somente o necessário para uma língua específica ou para um sistema tipográfico básico, outros instalam sistemas mais completos e o que será instalado neste artigo é o mais completo possível que inclui tudo o que diz respeito ao TeX, inclusive o pacote AMS-TeX (American Mathematical System), que carrega consigo a grande maioria dos símbolos e fontes matemáticas que tornaram o LaTeX tão difundido e apreciado por cientistas do mundo inteiro.
O leitor mais experiente com o LaTeX ou que não deseja ser tão radical pode instalar o estritamente necessário. É melhor pecar por excesso para evitar o desestimulo por parte daqueles que estão vendo pela primeira vez e não querem perder tempo procurando pacotes que estão faltando para determinada aplicação.
Abra o terminal e instale o TeX Live:
sudo aptitude install texlive-full
Esse pacote vem com dois "compiladores" principais, cada um é responsável pela geração de um formato de documento específico:
pdflatex ---> PDF
latex ---> DVI
Além de conversores entre os diversos formatos:
dvips ---> DVI para PS
dvipdf ---> DVI para PDF
ps2pdf ---> PS para PDF
...
O formato DVI é unicamente ligado ao TeX, será retomado mais a frente. Por fim, instale o Texmaker:
sudo aptitude install texmaker
Se trata de um IDE (Integrated Development Environment), ambiente de desenvolvimento integrado, nele as atividades de edição e geração de documentos são significativamente agilizadas. A auto-completação de código é muito importante, o usuário passa a se sentir mais seguro do que está escrevendo, o uso de um IDE é fortemente indicado para quem está começando.
Pronto, se prepare para escrever o primeiro documento em LaTeX.
[2] Comentário enviado por Fellype em 08/04/2010 - 17:04h
Valeu pela dica.
Embora eu já mexa um pouco com LaTeX, estou certo de que ainda preciso trabalhar melhor os conhecimentos básicos. Além do mais, eu vinha utilizando o Kile e não conhecia o Texmaker. Como ele é feito em Qt vou experimentar e fazer uma comparação.
[3] Comentário enviado por eldermarco em 08/04/2010 - 18:30h
Eu usava o TeXMaker quando ainda era obrigado a usar o sistema operacional que não mencionamos. No meu fedora, eu uso o Kile que, na minha humilde opinião, é um dos melhores. Mas esse aí também é muito bom
=)
[4] Comentário enviado por mfs em 09/04/2010 - 02:28h
eu fui instalar o texlive-full e era necessário baixar 575Mb de pacotes e ia ocupar 1Gb aproximadamente, é tudo isso ou só a instalação normal não basta?
[5] Comentário enviado por HelderC em 09/04/2010 - 08:21h
Murilo, como o autor do artigo disse: "essa é a instalação mais completa possivel".
Faça assim, marque para instalação apenas o TeXMaker, muito provavelmente ele vai querer instalar outros pacotes, acredito que será o básico do LaTeX.
[6] Comentário enviado por albfneto em 09/04/2010 - 14:28h
Latex é muito bom, usamos na faculdade, para fazer trabalhos científicos.
existem GUIs de Latex, para windows, também.
aqui na USP, é incrível, eu uso, mas bem pouca gente usa Linux...!
[8] Comentário enviado por ednilton_so em 09/04/2010 - 22:03h
Belo artigo para quem quer começar no LaTex. Parabéns!
Quando eu usava o KDE no openSUSE, costumava editar os meus textos de LaTex no Kile, mas sempre quis um editor no qual fosse possível usar a correção ortográfica sem problemas, já que no Kile nunca tinha conseguido. Aí migrei para o Ubuntu e numa pesquisa encontrei o Texmaker. Agora todos os meus textos, tanto em inglês e em português, são escritos com correção.
Em se tratando do LaTex, é realmente a melhor opção para escrever textos com formatação impecável. Eu uso ele pra praticamente tudo, desde a escrita de artigos até apresentação em slides. Só uso openOffice mesmo quando não tem outra solução. Pra usar o Office é pior ainda.
[9] Comentário enviado por mfs em 10/04/2010 - 13:37h
HelderC desculpa a demora mas o TeXMaker eu já tenho instalado, só que não consigo converter pra nenhum formato, eu só posso criar e salvar como .tex, na hora de compilar ele dá o seguinte erro.
Error : could not start the command
[14] Comentário enviado por valdelirio em 10/11/2010 - 12:08h
Obrigado!
É que sou iniciante no Linux, mas já usava Latex e bem acostumado com o TexnicCenter. Estou experimentando o Texmaker. Parabenizo você pelo bom artigo.