Esse artigo destina-se àqueles que estão começando no mundo Linux e procuram soluções para as mais diversas situações que aparecem em seu sistema no dia-a-dia. Se você não gosta de depender dos outros e quer caminhar com suas próprias pernas, leia o texto.
Bom, espero que com essas dicas você desenvolva o hábito de
procurar soluções para os seus problemas, pois garanto que você
irá ganhar muita experiência com isso e conseqüentemente vai
adquirir também prática para as soluções de suas "tretas".
Como sempre, deixo espaço para comentários, sugestões, críticas,
reclamações, dúvidas, desgostos, irritabilidade, angústia e
muito mais.
[1] Comentário enviado por null_terminated em 28/03/2005 - 07:25h
Beleza Cara,
Muito legal seu artigo, muitas dúvidas se repetem, muitos usuários inciantes não sabem utilizar a imensa base de conhecimento disponível, ficam aguardando pela boa vontade de alguém responder suas indagações em algum fórum... Ou pior... Perguntam, esquecem de acompanhar as respostas, e perguntam novamente.
Um Toque: www.google.com.br/linux oferece uma busca mais específica para os assuntos relacionados ao mundo Linux.
[4] Comentário enviado por hdoria em 28/03/2005 - 09:42h
Só uma sugestão:
Você poderia ter falado um pouco mais sobre as opçoes da busca do google, que ajudam bastante na hora de filtrar o resultado.
Mas em geral o artigo tá mto bom, pq mostra para o usuário iniciante que é importante que ele aprenda se virar sosinho. Porque muitos acostumaram a não buscar uma solução para o problema, já que tem sempre alguem ajudando na maior boa vontade. Só que aí que entra a questão. Se os usuários procurassem uma soluçao para o problema antes de sair perguntando em fóruns e irc, eles estariam poupando o tempo do pessoal que sempre ta tentando ajudar. E esse pessoal poderia usar esse tempo que está sobrando para desenvolver algo, ou até mesmo para fazer um artigo que vá mais a fundo no assunto. E assim o ritmo de crescimento da comunidade seria maior.
[6] Comentário enviado por birilo em 28/03/2005 - 11:27h
É, o foda eh q a paginação da página de pesquisa do VOL está com defeito. Ele só mostra os 15 primeiros resultados, e não tem a opção de mostrar os próximos 15...
[7] Comentário enviado por fabio em 28/03/2005 - 12:51h
O sistema de busca do VOL não é lá grandes coisas e também não tenho como refiná-lo muito devido ao tamanho do banco de dados do site. Se refinado, o busca consumiria recursos por demais do servidor.
Minha dica é, caso não encontre o que busca pela ferramenta do site, usar o Google.
Por exemplo, quero encontrar artigos sobre o Samba no VOL. Vá no Google e digite:
[8] Comentário enviado por jllucca em 28/03/2005 - 13:09h
Poh, fabio!
Roubou o que ia falar :p
A dica do fabio é uma dica excelente, muitas coisas o google encontra que na busca do site não. Um exemplo disso é quando estamos buscando por algo que foi comentado num artigo, a busca do google pega. Ja a do site não, pelo motivo que o fabio já disse.
Além disso, a dica é válida para outros sites. Vão dizer que não é excelente?
[10] Comentário enviado por jragomes em 28/03/2005 - 17:26h
fábio, não seria legal, ao invés de usar o servidor do VOL para fazer a busca, usar o google?? ou seja, usar um "redirecionamento" para o google, com os parâmetros certos e deixar que o google busque o que precisamos no seu banco de dados.
[11] Comentário enviado por pablocarlos em 28/03/2005 - 20:31h
aê cara, jah escrevi um artigo por aqui com a mesma idéia principal do texto: Ajudar a galera que está começando, a se virar ! Só que, na minha mais sincera opinião, o meu ficou um "lixo"...
Digamos que seu artigo é o meu...só que infinitamente melhorado :D
[12] Comentário enviado por agk em 28/03/2005 - 20:36h
Parabéns, excelente artigo.
Vão aí algumas dicas para conseguir os resultados esperados no google:
- Para expressões mais complexas use sempre as aspas "expressões complexas", isso vai refinar bastante a pesquisa e vai mostrar somente os sites que tiverem todas as palavras que estão entre aspas.
Você pode também querer que algumas palavras apareçam e outras não, para isto basta adicionar um + ou - na frente da palavra para incluir ou excluir ela da pesquisa.
Bem essa são algumas dicas simples que eu uso no dia-a-dia, para quem quiser fazer buscas mais avançadas sugiro que leia o help do google. http://www.google.com.br/intl/pt-BR/help.html
[13] Comentário enviado por Janne em 28/03/2005 - 20:36h
Muito bom artigo, bem claro e em especial para quem está começando como eu, achei muito interessante e estimula a pesquisa e a leitura de outros artigos!! :)
[14] Comentário enviado por jalexandre em 29/03/2005 - 09:29h
Faltou citar soh uma coisinha. Leiam os readmes e as man pages. Em muitos casos, naquele maldito programa qua não compila ou não roda, falta algum parametro no ./configure que, com certeza vai estar no readme do programa.
Ah, o artigo ficou muito bom.
[17] Comentário enviado por gigiow em 04/04/2005 - 17:35h
Achei ótimo o artigo!!! Até indiquei, mas o pessoal ainda é muito preguiçoso, acham que as vezes é mais fácil perguntar do que pesquisar, vejo muitas perguntas repetidas. Mas está ai espero que leiam!!!
[18] Comentário enviado por korn 21 em 21/04/2005 - 13:13h
Fala veio gostei do seu artigo, muitos iniciantes como eu tem muitas duvidas, pessoas que nem vcs sao a soluçoes, escrevendos seus artigos para ajudar ha quem nem conhecemos, valeu e continue ajudando os desconhecidos,he