Nesse artigo os apresento ao SlackGrade, uma ferramenta desenvolvida por um brasileiro que tem por finalidade gerenciar pacotes de seu Slackware. Sua interface é gráfica e muito fácil de usar.
SlackGrade foi desenvolvido pelo brasileiro Marcelo A. B. Slomp. É utilizado para gerenciar os pacotes de seu Slackware com as últimas atualizações de sites oficiais da distribuição.
Destaco as principais características da ferramenta:
Interface gráfica bastante amigável e intuitiva;
Fácil de usar, principalmente para as pessoas que estão iniciando no mundo do pingüim, pois não precisa digitar nenhum comando.
[3] Comentário enviado por c0de_susy em 26/10/2006 - 08:39h
Muito boa cara pq ai vc ve o quanto o slack pode ser facil
para quem gosta do jeito manual fica no mesmo
mas para aqueles que gostam da distru e não a usam
por alguma complicação esta otimo
[5] Comentário enviado por Ed_slacker em 26/10/2006 - 10:28h
Excelente software!!
Apenas dois comentários:
1) Como o amigo acima falou, com estas ferramentas perderemos o jeito slackware de ser, embora seja muito legal para quem tem medo do bicho;
2) Se o programa foi feito por um brasileiro, por que está em inglês?? Poderia lançar uma versão em português, não acham (pelo menos para não apavorar os inciantes)?
[6] Comentário enviado por rafaelfreitas em 26/10/2006 - 11:18h
Também não entendi o autor, mas vamos fazer os votos para que continue o programa e traduza logo..... O uso do programa não é nenhum pingüim de sete cabeças, é bem simples e direto.
Independente de ideologias o mais importante é a nossa contribuição, mostrar a todos as ferramentas que facilitam e principalmente feitas na nossa terra...
[7] Comentário enviado por demoncyber em 26/10/2006 - 12:59h
Como outros disseram isso vai possivelmente sair das diretrizes e custumes dos slackware users, mas como vivem dizendo que outras distros são melhores pq do tal do apt-get, urpmi, e programa similares eu acho que vem de bom agrado ferramentas como tal para demonstrar que o slackware pode ter isso mas isso não faz de nós slackware users.
Ainda gosto de compilar os meus programas, mas também não sou um gentoo maniáco.
[8] Comentário enviado por paulorh70 em 26/10/2006 - 13:07h
O que falta para fazê-lo funcionar? Como simples usuário não funciona, e como root aparece a mensagem abaixo e não abre. Se alguem puder me ajudar, agradeço.
bash-3.00# slackgrade
Xlib: connection to ":0.0" refused by server
Xlib: No protocol specified
Gtk-WARNING **: cannot open display: :0.0
bash-3.00# slackgrade
Xlib: connection to ":0.0" refused by server
Xlib: No protocol specified
Gtk-WARNING **: cannot open display: :0.0
bash-3.00#
[9] Comentário enviado por gnomo_dead em 26/10/2006 - 13:07h
Olah, gostaria de saber mais sobre este projeto... ele usa o slackpkg como ou alguma coisa assim?
Qto a essa traducao, nos mesmos aki do VOL poderiamos ajudar o autor no projeto e traduzi-lo.... oq vcs acham?
[11] Comentário enviado por DiegoR0dr1gu3s em 26/10/2006 - 14:34h
a verdade é que atualizar o sistema utilizando pacotes .tgz do slack é muito fácil, tanto em modo texto como gráfico. com o slapt-get, por exemplo, basta configurar o SOURCE para a pasta SLACKWARE-CURRENT de algum FTP de confiança e dar um #slapt-get --dist-upgrade.
serão exibidos todos os pacotes novos que serão isntalados/atualizados e basta você confirmar isso. o slapt-get vai baixar e instalar os referidos pacotes.
tembém pode-se navegar pelo servidor ftp e ir baixando os pacotes q você quer e dar um 'installpkg' neles depois. tudo muito mole. e ainda tem neguim q diz q slack é complicado... o slack é SIMPLES, não complicado. quando se deseja instalar algum programa sendo necessário alguma opção incomum, todos os administradores de qualquer distro tem que baixar o source do programa, desinstalar o pacote feito pra distribuição e mandar ver na compilação, igualzinho em qualquer sistema UNIX. esse lance de o sistema ser fácil é muito relativo. qualquer Linux com KDE instalado se torna fácil de usar, mas pra configurar um servidor PHP, APACHE, PDCSAMBA, etc.... acho muito melhor o slack, que possui os arquivos de configuração bem explicados e o bom e velho sistema de inicialização de serviços através dos arquivos rc.serviço e muita ajuda na internet, como aqui no VOL ;)
[15] Comentário enviado por removido em 01/11/2006 - 22:02h
nao concordo com o pessoal, é uma mao na roda pra qualquer nivel de usuario, uso slack a mais de um ano, e nao me concidero nenhum iniciante, as vezes canssa fica baxando pacote pra fica atualizando na mao, intao com essa ferramente so escolher os pacotes e ir tira aquela sonequinha, quando acorda vai ter evitado muita dor de cabeça
[19] Comentário enviado por Metalbolic em 06/04/2007 - 20:01h
comigo o slackgrade só traz problema....tipo..
eu gosto dele não pela facilidade e sim pela velocidade.....baixo no talo...
porém..eu instalaei o slackware 11.0 e mandei atualizar por ele...quando terminou..que eu reiniciei ...não consigo logar..porque diz...que falta o GLIBC_2.4 ..ai não loga....o que sera que fiz de errado...?
[20] Comentário enviado por Warheart em 30/10/2007 - 16:22h
Porque não colocar o software em português?
Primeiro porque, no mundo em que vivemos, a linguagem universal é o inglês, sinal de que o autor sabe disso, e não fez o programa para uso exclusivo dos brasileiros, ou locais onde se fala apenas a língua portuguesa.
Agora, tenho que concordar que poderia ter feito pelo menos um arquivo de tradução pra galera em geral, apesar de que, na minha opinião, não afetaria em nada.
[21] Comentário enviado por slack.fun em 02/03/2009 - 08:29h
O gralera vocês precisam ser menos conservadores .... a ferramenta está ai pra facilitar .. tudo bem que slack é mais impolgante vc fazer todos as configurações na unha mais é bom lembrarmos que se ele não se tornar uma distro atrativa pode perder o foco entre as outras e ai babau slackware. Eu particularmente não quero isso adoro slackware por ser facio manuseio ao contrario das outras, acho que essa história de que o slack e dificio e porque o pessoal tem preguisa de instalar, gostão do mais pratico mais não vem ao caso cada um tem seu gosto e eu não troco o meu por nada viva oa Slackware.