Se você tem vários PC's interligados em rede com Debian rodando, vou descrever aqui um processo que vai quebrar o maior galho na hora de fazer a atualização do sistema em todas as máquinas. Trata-se da criação e compartilhamento de um repositório local APT. Vamos lá?
Acessando o repositório a partir das outras máquinas
Os procedimentos que seguem são os mesmos para todas as máquinas.
Crie um diretório para montar o compartilhamento. Recomendo criar um diretório que só o root pode acessar, para evitar acessos não autorizados e eventuais 'acidentes' causados por usuários descuidados (ou por você mesmo :D)
# mkdir /root/debs
Verifique se a máquina servidor está registrada no arquivo /etc/hosts. Se não estiver, adicione. A sintaxe é a seguinte:
<IP> <nome>.<domínio> <nome>
No meu caso, o IP da máquina servidor é 192.168.1.2. O nome da máquina servidor é aquario1, e o domínio é maria.br. Sendo assim, a linha fica:
192.168.1.2 aquario1.maria.br aquario1
Agora monte o compartilhamento remoto no diretório que você criou:
# mount -t nfs <nome do servidor>:/var/cache/apt/archives/ /root/debs
Se você acha muito incômodo ter que digitar essa linha de comando enorme, adicione essa linha ao fstab:
<nome do servidor>:/var/cache/apt/archives /root/debs nfs defaults,noauto 0 0
Feito isso a montagem fica bem mais simples, basta digitar:
# mount /root/debs
Edite o arquivo /etc/apt/sources.list e coloque a seguinte linha no cabeçalho:
deb file:/root debs/
Agora dê um apt-get update e... pronto! Os pacotes que você já baixou na máquina servidor não precisam mais ser baixados pelas outras máquinas.
[3] Comentário enviado por engos em 13/07/2004 - 08:57h
Pensei que seria um artigo mais interessante, nesse você não colocou nada de mais, no meu ponto de vista, entretanto é difícil ver um artigo tão bem feito por aqui.
[4] Comentário enviado por franklinbr em 13/07/2004 - 10:48h
Não concordo com voce engos, o apt do debian eh uma ferramenta muito poderosa, mas se torna inviável a instalacao em muitas maquinas, pois o mesmo nao suporta nativamente um serviço ou criação de um repositorio local. O que o Davidson fez foi descrever isso de forma mais suncita possivel, fugindo do tutoriais formais encontrados na net. Parabéns Davidson !!!!!
[6] Comentário enviado por agk em 13/07/2004 - 13:56h
Hehe, concordo com o Fábio, o artigo está muito bom parabéns. Eu também tenho um laboratório Debian e faço isso de uma forma um pouco diferente, uso o proxy squid para fazer cache, daí tudo que eu atualizar em uma máquina está disponível no cache para as outras, bem simples né.
Mas gostaria de achar uma maneira de automatizar as atualizações, sei lá talvez fazer um shell script para conectar remotamente nessas estações e mandar o "apt-get update && apt-get upgrade" rodar, e retornar se tudo ocorreu bem ou não.
Por que pelo que vi mesmo montando o repositório local vai ter que ir de máquina em máquina dar o apt-get, se estiver errado me corrijam por favor.
[ ]'s.
[7] Comentário enviado por Czuber em 13/07/2004 - 16:25h
Gostei muito do artigo!
Tb entendi como vc agk, mas vc pode solucionar isso agendando no cron para ele atualizar periodicamente ;-) Só tome cuidado com a versão que vc usa! Soube de um caso que um amigo fez isso e tinha dias que os ícones do KDE dele sumiam devido a atualizações constantes do pessoal do Debian na versão unstable rs...
[]s
[9] Comentário enviado por jeffestanislau em 15/07/2004 - 10:25h
Putz o que uma boa idéia não faz...
Os bons artigos se encontram na descrição objetiva do que está escrito e na eficiência de seus resultados....
Por isso não tem o que se discutir.... tá muito bom mesmo!!!
[10] Comentário enviado por georgejulio em 15/07/2004 - 17:38h
Muito bom o seu artigo... até porque não é só os expertes que usa o linux. Bem mais no caso do arquivo #/etc/exports, você pode tentar configuralo da seguinte maneira:
/var/cache/apt/archives aquario*(ro)
ou
/var/cache/apt/archives *(ro)
ou
/var/cache/apt/archives 172.20.0.0(ro) cosiderando que sua rede é de classe B e começa com 172.20.
Assim não será necessário dar manutenção neste arquivo a cada máquina que é acrescentada.
[17] Comentário enviado por thiagovb em 07/04/2005 - 00:34h
Cara valeu pelo artigo, isso para um admin de redes é crucial, não que eu seja um mas pretendo rsrsrs. Valeu mesmo pelo ensinamento que vocês experientes passam para nós, mais leigos.
[21] Comentário enviado por kleitonlrsoares em 20/04/2006 - 08:57h
Muito bom, já tinha feito isso com o fedora 5 e funciona perfeitamente. Tenho um curso de fedora(administração linux) com 100 maquinas, seria meio complicado atualizar uma a uma.
[27] Comentário enviado por lipecys em 15/06/2007 - 16:36h
Muito bem esclarecido o artigo, muito bom.
Só gostaria de saber se tem como eu instalar um "Debian" em uma máquina escrava a partir de um repositório localizado em um servidor qualquer, por exemplo "http://apt.teste.int.br/debian pacotes/.
Se alguém tiver uma sugestão, fico agradecido...................
[28] Comentário enviado por agk em 17/06/2007 - 00:09h
Você pode baixar um CD netinstall, depois é só apontar o endereço do repositório da rede.
Há muito tempo atrás (Debian Woody) eu gerava dois disquetes pra fazer a instalação do Debian através do repositório da rede local nas máquinas que não tinham drive de CD, não sei se isso ainda existe no Sarge ou no Etch.