Nesse segundo artigo sobre o Gambas2 vou apresentar algumas de suas características, tais como: controle de decisão, repetição e o início de interação com banco de dados.
Nesse segundo artigo sobre o Gambas2, vou apresentar algumas características, tais como controle de decisão, repetição e o início de interação com banco de dados.
Estruturas:
IF
Os IF no Gambas2 acompanham a seguinte sintaxe:
if objeto = valor then { se objeto = valor então }
{ faça isso }
else { senão }
{ faça isso }
end if { fim da estrutura}
Um exemplo mais prático é testando apenas se os valores de textbox1.text e textbox2.txt são iguais, mostrando uma mensagem. Foram usadas duas textbox e um ToggleButton:
PUBLIC SUB ToggleButton1_Click()
IF TextBox1.Text = TextBox2.Text THEN
Message.Info("Os valores são iguais !")
ELSE
Message.Info("Os valores são diferentes !")
ENDIF
Já no caso abaixo é testado o valor (numérico) das textbox:
PUBLIC SUB ToggleButton1_Click()
IF Val(TextBox1.Text) = Val(TextBox2.Text) THEN
Message.Info("Os valores são iguais !")
ENDIF
IF Val(TextBox1.Text) > Val(TextBox2.Text) THEN
Message.Info("O primeiro valor é maior são iguais !")
ENDIF
IF Val(TextBox1.Text) < Val(TextBox2.Text) THEN
Message.Info("O segundo valor é maior são iguais !")
ENDIF
END
[1] Comentário enviado por matux em 22/01/2009 - 16:41h
Prezado,
Tenho acompanhado seus artigos sobre Gambas e fiquei interessado em fazer alguns sistemas com base nesta tecnologia.
Bom primeiro gostaria de saber em que material você tem usado para estudo do Gambas. O mesmo s encontra disponível na web?
Segundo, sobre o gerenciador de Lan House que você estava desenvolvendo, como ficou o projeto? ainda está precisando de ajuda no desenvolvimento?
Abraço e parabéns pelo artigo!
[2] Comentário enviado por joserribeirojuni em 22/01/2009 - 17:07h
Então amigo, sobre o estudo do gambas2, é na internet mesmo, http://www.gambasdoc.org/help/?pt_BR , da um pocuo de trabalho no começo mais é gostoso programar nele.
Agora sobre, o gerenciador de lan house, esta maio pausado por indisponibilidade de tempo, estou continuando mais aos poucos, logo em breve vou mandar o fonte dele e as modificações que eu fiz, Abraço.