Este artigo fala sobre umas das várias belezas que vivem no Sourceforge.net, o Bochs, um incrível emulador de PC que nos permite executar sistemas operacionais dentro de sistemas operacionais.
Rodando o seu sistema operacional: arquivo de configuração .bochsrc
Para rodar mesmo, o Bochs precisa de um arquivo de configuração, conhecido como bochsrc (bem como existe, por exemplo, um bashrc, um blackboxrc, etc). Ele funciona como a configuração de uma BIOS (se bem que configurar uma ROM-BIOS real e mais fácil :) ). Você dá opções de quantos processadores serão usados, da arquitetura emulada, de onde estão a imagem e os drives, de que tipo é o monitor... Enfim, você monta a sua máquina na unha!
Esta parte é bem mais pedregosa de explicar que as anteriores e eu recomendo a documentação oficial:
La há uma vasta documentação para todas as suas perguntas, inclusive de como funciona cada parâmetro do bochsrc.
Apenas para que vocês tenham idéia de como funciona um arquivo de configuração, este é um exemplo. Eu usei este bochsrc para rodar o MenuetOS no Bochs.
Já vou avisar que a emulação do Menuet é bem lenta, porque ele é completamente escrito em Assembly e o Bochs tem que simular cada instrução como um conjunto de outras instruções para melhor precisão.
# menuetos.bochsrc
#
# Rodando o MenuetOS no Bochs
#
# Confira os diretórios das imagens e das BIOS
#
#
# Editado a partir do Bochsrc da página oficial do
# MenuetOS (www.menuetos.org)
# Neste mesmo site é possível obter a imagem do MenuetOS
#
PS: Algumas recomendações ao rodar o Menuet na Bochs:
Ainda não sei exatamente como ativar os modos de monitor para outros tipos mais convenientes para a Bochs rodar (isto inclui opções de configuração que eu ainda estou estudando). Então a escolha de monitor será, inevitavelmente, a número 0 (na tela azul de boot do MenuetOS).
Não se preocupe muito com a lerdeza, isto é absolutamente (a)normal. :-)
Qualquer dica de como melhorar este .bochsrc ou de como configurá-lo, aceito sugestões! Deixe postado aqui.
[3] Comentário enviado por Jarnotrulli em 21/11/2005 - 19:07h
Valeu aê galera!
Levou um tempo para eu recuperar este artigo mas valeu a pena...
Nada como um Google Hacking: olhar os caches recentes que o Google mantém no site: só precisei copiar e colar (e talvez mudar as pontuações para algo mais útil...).
Valeu a dica, croscato! Tô pensando em fazer um package para o Slackware, e estava pensando em como compilar para ficar "um pouco" mais rápido.
Talvez isso ajude...
[5] Comentário enviado por efologan em 23/11/2005 - 16:30h
Só pra constar, o pacote rpm funcionou legal... mas eu gostaria mesmo de usar a versão tar.gz pra poder usar as opções mostradas pelo grande parceiro croscato... portanto o pedido de ajuda anterior continua valendo...