Blender - Criando personagem 3D em menos de 10 minutos

Caros, em nossa grande biblioteca técnica livre que é o VOL, não poderia faltar um artigo sobre a criação de personagens Humanoides 3D em menos de 10 minutos, mesmo que você nunca tenha tocado em nenhum programa de criação em toda sua vida. Vamos lá?

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Por: Guilherme RazGriz em 11/07/2014 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Finalizando e animando



Caso você nunca tenha aberto o Blender, por favor, antes leia a série Blender para Todos, para obter o máximo do restante do artigo:
Muito bem, chegou o momento de levarmos nosso personagem para o Blender, a fim de animá-lo e finalizar o trabalho!

Vamos começar preparando o Blender para receber o arquivo gerado pelo MakeHuman. O programa não exporta apenas no formato criado para o Blender, mas também para outros além do OBJ, formato este aceito pela maioria dos programas 3D, incluindo o próprio Blender. =]

Mas, como ele não traz tudo como queremos, vamos usar o MHX mesmo.

Comecemos abrindo o Blender e, então, naveguemos até as preferências do usuário:
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Vamos começar habilitando o recurso de importação de arquivos MHX no Blender, na aba designada para adição e instalação de plugins.

* Utilize o Blender preferencialmente em inglês, pois a maioria dos plugins NÃO oficiais não possuem tradução, e podem apresentar falhas devido ao idioma.
Feito isso, vamos habilitar o autorun para scripts em Python. Depois você pode clicar em Salvar preferências do usuário, para que o Blender se "lembre" disso sempre ao iniciar:
Pronto, agora é só importar o arquivo desejado.
E aqui está ela! *(Criva)
Feito isso, vamos selecionar ambos o esqueleto e a malha, e reduzir seu tamanho para algo mais aceitável.
Feito isso, vamos renderizar pressionando F12, para ver o que temos.

Reparem como a sombra é pobre, devido aos cálculos nada complexos de renderização. Vamos dar uma forcinha, habilitando o recurso denominado Oclusão Ambiente no Blender, presente na aba de configuração denominada Mundo. Após ativar o recurso, renderize novamente:
Agora sim!
Para retornar à edição da cena 3D, pressione F11. Depois, selecione apenas o esqueleto e alterne o modo da cena 3D para o modo de Pose, ou simplesmente Pose Mode. Agora podemos movimentar qualquer parte do esqueleto selecionando a mesma e utilizando os atalhos básicos do Blender, sendo:
  • R - Rotação
  • RR - (Pressionar R duas vezes) Troca eixo rotacional
  • G - Livre posicionamento

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Para reposicionar sua visão da cena 3D, utilize o atalho Shift+f junto com as setas do teclado, a fim de obter visão perfeita do que se está editando.
Quando terminar, basta selecionar o modo de visão da câmera e apontá-la para o seu projeto.
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Poderíamos até parar por aqui e renderizar, mas... não colocamos cabelo em nosso personagem no MakeHuman, apenas para aprender isso no Blender, então.... mãos à obra!

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Páginas do artigo
   1. Em 10 minutos? Tem certeza?
   2. Finalizando e animando
   3. Adicionando cabelo
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Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 11/07/2014 - 18:37h

Nosso Grande Gurú do Blender e seu mais novo excelente Artigo!
Favoritado, novamente.

[2] Comentário enviado por removido em 13/07/2014 - 12:55h

Mas pro profissional chegar ao nível de criar um padrão de realidade virtual com o Blender, em filmes como os relatados, demora muito, não?

Realmente, surpreende.
Mais um excelente trabalho!

[3] Comentário enviado por razgriz em 14/07/2014 - 11:31h

Oi Izaias,

Claro que é preciso se dedicar bastante! Porém todo mundo pode fazer qualquer coisa se assim desejar =], eu bem que pensei em escrever mais páginas ensinando mais técnicas de construção e modelagem, mas achei que ficaria cansativo para o pessoal ler dai simplifiquei ao limite =]

obrigado pessoal!

[4] Comentário enviado por ishock em 16/07/2014 - 07:21h

Muito bom, eu gosto da área de modelagem 3D.
Nota 10.

[5] Comentário enviado por CarlosRPM em 19/07/2015 - 16:50h


Muito Obrigado, mestre, você não faz ideia do quanto me ajudou! Estou ansioso por uma outra aula! =]

[6] Comentário enviado por moreirawebmaster em 16/09/2015 - 13:31h

O melhor tutorial que já encontrei na internet para criação de personagem no blender, parabéns, show de bola!

[7] Comentário enviado por Analou7 em 10/11/2015 - 00:33h

Ola, eu tentei fazer download (makehuman) no link sugerido mas apareceu msg que o arquivo poderia danificar meu computador, então achei mais seguro baixar pelo próprio linux (gerenciador de aplicativos) mas a versão que baixei é 1.0 Alpha 6.0, não tem opção para alterar idioma, não tem opção vestir personagem e o pior é que eu clico para salvar e exportar mas não acontece nada. Vc pode me orientar como eu posso proceder? Tem alguma forma de baixar so atualizações ou este fato que relato não se resolve com atualização? Ah e muito grata pelo tutorial, super bem explicado. Se o programa que baixei funcionar, acho que conseguirei fazer a animação que estou precisando... graças ao seu tutorial.


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