Com simples passos iremos bloquear todo e qualquer acesso dos usuários da rede interna ao messenger. Mas não se desespere, como bônus veremos como liberar o acesso para a máquina do seu chefe.
O bloqueio do messenger é possível e não é relativamente complicado. Primeiramente o que você tem que saber é que tem que bloquear a porta 1863 no firewall, se você usa iptables, com uma regra simples você pode fazer isso:
iptables -I FORWARD -s "IP da Rede Interna" -p tcp --dport 1863 -j DROP
Algumas vezes o messenger pode utilizar a porta 443 para passar pelo teu firewall e é muito comum essa porta estar aberta devido ao acesso aos bancos.
Caso queira apenas fazer um teste, poderá bloquear com o seguinte comando:
iptables -I FORWARD -s "IP da Rede Interna" -p tcp --dport 443 -j DROP
Mas fique atento para que não seja prejudicado o funcionamento da rede interna.
Ou se quiser ser um pouco mais radical e ter certeza de que o messenger não utilizara outra porta, pode utilizar o seguinte comando para bloquear o repasse dos pacotes.
iptables -I FORWARD -s "IP da Rede Interna" -j DROP
Mas cuidado, pois alguns serviços, como por exemplo o recebimento de e-mails externos, poderão parar de funcionar.
[3] Comentário enviado por ijv314 em 22/08/2006 - 07:26h
Bom dia,
Alguém sabe alguma receita quando os usuários do messenger tunelam uma conexão com uma maquina externa e apartir dessa maquina eles acessam o messenger. O pessoal aqui tem a pessima mania de usar o putty para fazer isso.
[4] Comentário enviado por solucoesnandor em 22/08/2006 - 08:30h
Caro Ismael, acho que a melhor pratica seria bloquear o repasse pelo teu firewall, para que eles não possam acessar maquinas externas pelo putty.
iptables -I FORWARD -s "ip da maquina" -p tcp --dport 22 -j DROP
Acima segue um exemplo, mas ainda assim o usuario pode mudar a porta do ssh que ele acessa e essa sua regra vai pro espaço, aqui na empresa eu uso a politica de que ninguem pode passar pelo firewall
iptables -I FORWARD -j DROP
Mas isso depende de rede pra rede, quanto mais você bloquear mais você "ingessa"
Abraço
[5] Comentário enviado por solucoesnandor em 22/08/2006 - 08:33h
Boa ideia Cleicimar mas é quase que a mesma coisa que eu trato no arquivo /bloqueio/msn, só que eu generalizo indicando o gateway.dll
Não testei essa tua ideia, mas ideias novas são sempre bem vindas
Obrigado !
Valew
[6] Comentário enviado por solucoesnandor em 22/08/2006 - 08:36h
Leonardo, talvez seja algum problema de posição de regras, porque o squid lê o arquivo de configuração de cima para baixo e da esquerda pra direita, de repente alguma regra está anulando a outra, se você estiver precisando dessa solução me coloco a disposição pra "brigarmos" em fazer funcionar no teu proxy.
Abraço
[9] Comentário enviado por ACarlos em 03/05/2010 - 14:27h
Sou novato no linux, mais novato ainda no que se diz respeito à configuração do squid, peguei esse squid transparente já pronto em minha empresa, onde o MSN é totalmente bloqueado, tentei utilizar a dica acima para desbloquear alguns IP's mas sem sucesso, os seguintes erros aparecem quando reaplico as regras do squid:
Resultados de squid -k reconfigure .. 2010/05/03 14:18:06| strtokFile: etc/bloqueio/msn not found 2010/05/03 14:18:06| aclParseAclLine: WARNING: empty ACL: acl msn url_regex -i "etc/bloqueio/msn" 2010/05/03 14:18:06| ACL name 'msn_libera' not defined! FATAL: Bungled squid.conf line 66: http_access deny msn !msn_libera Squid Cache (Version 2.6.STABLE18): Terminated abnormally.