Ter um servidor bem dimensionado que suporte uma aplicação para um ambiente produtivo empresarial de mais de 30.000 usuários é um desafio. O que fazer para obter confiança, performance, desempenho e sossego na manutenção? A resposta é investir em testes de performance. Os testes de performance certificarão que o hardware escolhido irá suprir as necessidades da aplicação e do ambiente produtivo da empresa.
Para realizar estes testes, antes, é necessário criar as métricas que serão observadas e mensuradas durante os testes. É sobre isso que trata esse artigo.
As métricas aqui identificadas poderão servir como verificadores de existência de bottlenecks em um equipamento dimensionado para um ambiente produtivo com S.O.
Linux.
Métricas para avaliação de performance - Análise de utilização de disco:
Physical Disk Read Latency Analysis: Esta métrica corresponde à média da velocidade de leitura de uma partição primária de uma unidade de disco rígido. Esta análise determina se uma unidade de disco rígido está respondendo em uma velocidade lenta. Se o tempo de resposta permanecer entre 0.015 e 0.025 milissegundos então o sistema de leitura do disco rígido está respondendo de forma normal. Porém, caso a aferição seja superior a 0.025 milissegundos então o disco rígido estará respondendo lentamente caracterizando um bottleneck de leitura de disco rígido.
Physical Disk Write Latency Analysis: Afere a média da velocidade de gravação em uma partição primária de uma unidade de disco rígido. Esta análise determina se uma unidade de disco rígido está gravando os dados de forma lenta demais. Como ocorre com a latência de leitura, o recomendado é que os valores permaneçam entre 0.015 e 0.025 milissegundos para que se possa homologar como uma situação normal, porém a aferição superior a 0.025 caracterizará um bottleneck.
Logical Disk Read Latency Analysis: Esta métrica corresponde à média da velocidade de leitura de uma partição lógica de uma unidade de disco rígido. Esta análise determina se uma unidade de disco rígido está respondendo em uma velocidade lenta. Se o tempo de resposta permanecer entre 0.015 e 0.025 milissegundos então o sistema de leitura do disco rígido está respondendo de forma normal. Porém, caso a aferição seja superior a 0.025 milissegundos então o disco rígido estará respondendo lentamente caracterizando um bottleneck de leitura de disco rígido.
Logical Disk Write Latency Analysis: Afere a média da velocidade de gravação em uma partição lógica de uma unidade de disco rígido. Esta análise determina se uma unidade de disco rígido está gravando os dados de forma lenta demais. Como ocorre com a latência de leitura, o recomendado é que os valores permaneçam entre 0.015 e 0.025 milissegundos para que se possa homologar como uma situação normal, porém a aferição superior a 0.025 caracterizará um bottleneck.
Disk Transfers/sec: Disk Transfers/sec é a taxa de transferência de gravação e leitura em disco.