Reunirei nesse artigo várias maneiras de se ver informações de rede no Linux, darei preferência a linha de comando pela sua versatilidade e por ser genérica a maioria das distros, independente da interface gráfica. Espero que ajude iniciantes, como já fui um dia, a encontrar essas informações.
Direto ao ponto: ifconfig, hostname, DNS, mii-tool e route
O comando ifconfig
Esse comando fornecerá todas as informações de rede se sua máquina, todas as placas de rede existentes inclusive a de loopback. Com esse comando poderemos ver o endereço físico das placas de rede (MAC address), endereço IP, broadcast, máscara de sub-rede, endereço IPV6 e informações sobre pacotes recebidos e enviados.
Esse comando pode ser usado especificamente para uma placa de rede para listar as informações somente dela:
# ifconfig wlan0
O comando ifconfig também serve para realizar configurações na rede, porém esse não é o objetivo desse artigo, mas deixo a dica, consultem as man pages desse comando pois o que falei sobre ele não é nem 1% do que ele faz.
# man ifconfig
Hostname
Para saber qual o hostname de sua máquina basta executar o comando "hostname" no terminal que ele lhe retornará a informação.
Endereços de DNS
Para conseguir essa informação basta olhar o arquivo /etc/resolv.conf que nele constam as informações de DNS, podemos simplesmente dar um "cat" nesse arquivo.
# cat /etc/resolv.conf
O comando mii-tool
Esse comando permite verificar se a placa de rede está conectada, a velocidade do link o modo de operação e muitas outras coisas.
O comando route
Esse comando é usado para manipular a tabela de roteamento IP do kernel, sendo seu principal uso na configuração de rotas estáticas para hosts ou redes específicas através de uma interface. Veja as man pages dele.
Para vermos a rota padrão da rede (Default gateway) já configurada basta executá-lo no terminal sem argumentos.