Tendo suprido as dependências, resta-nos baixar o source do pacote, seja a da versão estável ou a -dev, no exemplo abaixo usarei a versão em desenvolvimento:
No diretório onde o source foi salvo, descompactamos o arquivo e acessamos e diretório de trabalho:
tar -jxf wine-1.3.21.tar.bz2
$ cd wine-1.3.21
$ ./configure --prefix=/usr
$ make
$ sudo make install
* é importante lembrar que devemos remover o Wine (se instalado) antes de iniciar a compilação e instalação. Não fiz isso porque compilei e empacotei com o Checkinstall e no comando passado usei a opção '--install=no'.
** para aqueles que possuam máquinas com múltiplos cores e ainda desejem empacotar um .deb com o Checkinstall, substituam os dois últimos comando por:
time make -j4
$ sudo checkinstall -D --install=no --backup=no --pkgname=wine --pkgversion=1.3.21 --maintainer=h4rd3r@ymail.com
* assim vemos o tempo dispensado na compilação que no meu caso diminuiu para menos da metade (10min) que da outra vez (quase 30min), isso graças a opção -j4 no comando 'make', mas isso apenas para quem possui máquinas com cores múltiplos.
** a segunda vantagem é que com o uso do Checkinstall teremos um .deb pronto a ser utilizado em qualquer máquina com arquitetura semelhante.
[2] Comentário enviado por removido em 03/06/2011 - 23:36h
@M¢Nd², se dá não sei atéporque não tenho esse game e minha placa Nvidia on-board (Geforce 7025) talvez não suporte essas 'bravuras', no outro PC com uma GT9400 1GB quem sabe...
[3] Comentário enviado por iz@bel em 05/06/2011 - 12:13h
Já nos meus Favoritos,
O wine é uma ferramenta muito importante de se ter instalado e configurado. Faço isso sempre após uma instalação só pra instalar meu dicionário Inglês-Português(licenciado). Mas as vezes surgem mais necessidades, porque temos que admitir que há programas free melhores para o Windows...
Um programa que pode ajudar bastante é o PlayOnLinux, pois ele é como o synaptic, você marca instalar fontes do windows e ele baixa e instala. Essas fontes são quase uma dependência para meu dicionário funcionar legal...
Eu só editaria o título:
De: Compilação, empacotamento, instalação e configuração do WINE-dev
Para: WINE-dev: Compilação, empacotamento, instalação e configuração
Porque fica mais visível de que programa se trata, mais fácil de achá-lo, hehehehehehe
[5] Comentário enviado por Jechtx em 19/12/2011 - 21:55h
Excelente tutorial, funcionou muito bem aqui. Mas parece que o suporte ao driver de áudio alsa não foi instalado, então quando abro o programa pelo wine não sai som. Fora isso tudo funcionando bem, rápido e prático.
[6] Comentário enviado por faelmc em 07/02/2012 - 21:23h
excelente artigo, epds, sou fã do projeto wine, e seu artigo, foi bom pra mim aprender ainda mais sobre wine, e acertar os pacotes que faltavam pra ter ele completão.
parabéns irmão.