Com o lançamento do novo KDE, todo aquele rebuliço em torno da nova estrutura, novo visual e etc. Eu, como usuário do KDE, tive que testar, porém utilizo Slackware, logo os passos não seriam lá muito simples (ledo engano). Nesse 1° artigo de minha autoria pretendo relatar a experiência e auxiliar outros membros da comunidade que queiram se aventurar por esse caminho.
Quando do 1° anúncio sobre o desenvolvimento do KDE 4, eu, como fã do mesmo, fiquei com muita, mas muita curiosidade para testá-lo, porém ainda era instável, não tinha nada de funcional (ou quase nada), cheguei a fazer algumas pesquisas, mas acabei por desistir e postergando meus testes.
Esta semana resolvi retomar minha "missão" e voltei ao Google. Finalmente encontrei alguns relatos, mas nada muito esclarecedor. Indo ao site do próprio KDE, havia um extenso material ensinando a compilar o mesmo. Vejam bem caros amigos, uso Slackware, não troco por distro nenhuma (já tentei várias vezes) e, como todo bom slacker, quanto mais simples melhor (não, não quero um "slapt-get install kde4"). A coisa tem que ser do meu jeito mesmo, eu tenho que compilar e ver as opções.
Bom, então sem mais delongas vamos ao que interessa...
Preparando o ambiente
Antes de mais nada aconselho você a atualizar o seu Slackware 12 para current pelo slackpkg (disponível no cd). Cuidado para não ferrar o sistema, alguns pacotes tem q ser atualizados antes e em modo single.
a) Prepare seu ambiente:
Crie uma pasta para os pacotes que serão baixados;
ex.: /home/$USER/kde4
Dentro dela uma pasta (pode ser tmp) para descompactar os fontes;
ex.: /home/$USER/kde4/tmp
Crie também uma pasta para as dependências que serão instaladas;
ex.: /home/$USER/kde4/deps
b) Baixe os pacotes:
KDE4:
# cd ~/kde4
# ncftp ftp://ftp.scarlet.be/pub/kde/stable/4.0.0/src/
# get *
OBS.: Este foi o melhor mirror que achei. Mais em http://download.kde.org/download.php?url=stable/4.0.0/. Existem também outros pacotes na pasta extragear e de internacionalização; aconselho baixar o plasma do extragear e o ptBR de internacionalização;
[1] Comentário enviado por JoseLucas em 01/02/2008 - 22:30h
Está de parabéns o artigo!
Vou tentar fazer esta festa no ubuntu, quais seriam as alterações nesse script ou há algum outro detalhe para que passe o meu domingo inteiro nessa festa sem muitos problemas?
[2] Comentário enviado por edmanja em 01/02/2008 - 22:37h
cara eu axo q n viu mais vo avisa precisa d um PC potente pra copila o kdelibs putz O.O mto lerdo fora q qndo tah instalando c fala putz c deh erro [*****] O.O mas nem deu aki foi normal porem na hra d copila cria um diretorio xamado KDE4 no /opt pra copila senaum vai dah error
[3] Comentário enviado por edmanja em 01/02/2008 - 22:39h
ah mto bom msm viu parabens pena q to meio desapontado co KDE 4 vei :( akele meunu falaram q tah igual o ruindows (nao in)vista pena q to copilando o segundo PKG o pimlibs esi tah um fogeti d rapido eh q o KDE tem mta mas mta lib vei O.O
[4] Comentário enviado por karioka_pr em 01/02/2008 - 22:41h
Bem Lucas... o script de compilação em ssi não muda nada. Se mudar, talvez a localização da QT4. Nesse caso, o pacote que baixei instalava as libs no /opt, já no seu isso pode mudar. Você pode também baixar o source do QT4 pra compilar(deve demorar uma era) e escolher voce mesmo a pasta de instalação.
estas duas linhas
# export QTDIR=/opt/qt4
# export KDEDIR=/opt/kde4
dizem onde está o qt4 e onde ficará o kde4.
[5] Comentário enviado por JoseLucas em 01/02/2008 - 22:42h
na verdade eu vou instalar o ubuntu numa partição isolada justamente pra testar, se der certo... se der erro é só formatar. sem perigo de perder meus arquivos.
[6] Comentário enviado por karioka_pr em 01/02/2008 - 22:42h
edmaja. é o 4.0 ainda ... a maioria das inovações é transparente ao usuário. Quanto ao menu, eu também não curti muito não. Mas deve er como por o padrão sim. Outra coisa que não consegui fazer foi por o que seria o kicker na parte de cima da tela.
[9] Comentário enviado por 206source em 03/02/2008 - 17:00h
q noia meu amigo!!! quando o kde 4 for parte mesmo do slack (acredito eu daqui uns 2 anos) ai eu uso ele, so uso kde pq ainda nao domino em modo texto T.T nice tuto!
[10] Comentário enviado por cytron em 03/02/2008 - 19:02h
Esse kde4 até que é legal, realmente é mais leve (rodei o livecd pra testar), mas o padrão do menu é que mata! Disseram que facilita pra localizar os programas e tal... que nada! Atrapalha um bocado!
E quanto ao colega que disse levar uma "era" pra compilar o QT... Tá enganado! Eu to compilando ele num AMD64 3000+ 1 GB RAM, ainda estou compilando... por enquanto já passou duas eras! ahahahahha, parece mais fácil o universo ter um fim do que essa compilação!
Optei por compilar o QT pois lí no www.kde.org (compilando o KDE4) que o "qt-copy" disponibilizado por eles tem umas alterações pra fazer o KDE4 funcionar legal. Pra não correr o risco resolvi seguir a instrução. Bom... talvez um tgz teria sido mais rápido eheheheheh.
[11] Comentário enviado por tenchi em 03/02/2008 - 20:34h
Opa karioka_pr, fico feliz que a dica que escrevi tenha te ajudado no artigo. Eu o fiz na pressa e, como funcionou, decido postar para o pessoal. Na verdade em parte por pressão do pessoal do br-linux ;-)
O KDE4 representou uma evolução em muitos aspectos, embora inicialmente pareça que regrediu. Para os que, como eu, estão descontentes com o menu padrão, há uma imitação do kmenu do KDE3. Basta adicionar o widget "Menu do Lançador de Aplicativos".
[13] Comentário enviado por EdDeAlmeida em 04/02/2008 - 15:53h
Parabéns! Um artigo assim é bom para mostrar que o Slackware não é esse bicho de sete cabeças e que é possível, sim, fazer as coisas com relativa simplicidade.
[14] Comentário enviado por duker em 04/02/2008 - 18:20h
parabéns pelo artigo consegui mas to com um problema minha barra inferior sumiu onde consigo colocar ela de volta ou onde posso procurar por msg de erro ????
[16] Comentário enviado por cytron em 17/02/2008 - 13:37h
Eu desisti de compilar o kde, não aguento mais! Passo dia e noite resolvendo erros de compilação, tenho quase que adivinhar qual lib está faltando e em alguns casos tenho a lib mas ele insiste em não encontrar, mesmo apontando para o caminho certo.
Apelei! Vou baixar do link que o diego-p-g "salvador da pátria" postou!
[17] Comentário enviado por AprendizFake em 01/04/2008 - 20:46h
Olá! alguém poderia me ajudar ? na hora q eu vou digitar o "# cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/opt/kde4 .. && make && sudo make install" na pasta "/home/vinicius/kde4/tmp/kdebase-workspace-4.0.0/kdebase-workspace-4.0.0" ele da erro! fica escrito assim:
root@(none):/home/vinicius/kde4/tmp/kdebase-workspace-4.0.0/kdebase-workspace-4.0.0# cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/opt/kde4 .. && make && sudo make install
-- Found Qt-Version 4.3.4 (using /opt/qt4/bin/qmake)
-- Found X11: /usr/lib/libX11.so
-- Found KDE 4.0 include dir: /opt/kde4/include
-- Found KDE 4 library dir: /opt/kde4/lib
-- Found KDE4 kconfig_compiler preprocessor: /opt/kde4/bin/kconfig_compiler
-- Found KDE4 automoc: /opt/kde4/bin/kde4automoc
-- Found Strigi: /usr/lib/libstreams.so
CMake Error: Could not find REQUIRED package Blitz
-- Configuring done
root@(none):/home/vinicius/kde4/tmp/kdebase-workspace-4.0.0/kdebase-workspace-4.0.0#
Alguém sabe o q eu posso fazer pra ele pode passa essa parte certinho ? Please *.*
[19] Comentário enviado por renato_pacheco em 16/06/2008 - 13:30h
Hey, karioka_pr, belo artigo. Consegui fazer tudim e até rodei o kde4, porém estou com um pequeno problema: como faço pra q o kde4 seja o meu ambiente gráfico padrão? Quando eu fecho a sessão e executo o startx, o kde4 é inicializado mas quando o meu Slack é iniciado, o kde3.5 q entra. O q devo fazer? Já criei aquele arquivo .xinitrc no meu diretório home com o comando /opt/kde4/bin/startkde e não funcionou... Obrigado!
[20] Comentário enviado por karioka_pr em 17/06/2008 - 10:13h
renato_pacheco, agora não sei certinho o arquivo que você tem q editar (faz um bom tempo que não uso mais o slack nem kdm) mas é só você editar o arquivo de configuração das seções que aparecem no menu do kdm. Aqui no VOL mesmo vc encontra essa informação.
Abraços.