Conceitos de Acesso Remoto

O acesso remoto sempre esteve (e cada vez mais estará) em voga. Garantindo uma interação importantíssima (principalmente em empresas) entre máquinas e redes, deve também ser escolhido com muito cuidado, pois corremos o risco de usarmos a solução errada para o nosso problema.

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Por: Pedro Fausto em 26/10/2006


Introdução



Objetivos


Pesquisar diversas soluções de acesso remoto, avaliando seus custos, dificuldades de implementação, bem como discutir qual das soluções mais se adequa ao seu problema.

Introdução


O Serviço de Conexão Remota é uma categoria de tecnologia que permite dois ou mais escritórios, ou usuários, compartilharem recursos estando distantes geograficamente. Usualmente, base de dados, e-mails e textos informativos estão entre os recursos mais compartilhados, mas não limitando a estes.

O serviço que será escolhido pela usuário ou empresa dependerá, obviamente, das suas necessidades. Existem várias soluções; das mais simples (e inseguras) às mais complexas e caras (e muito mais seguras). Não há, por exemplo, necessidade de implementações complexas para uma simples troca de formulário (que não possui informações estritamente privadas).

As soluções mais utilizadas são:
  • Serviços básicos de Internet (email);
  • Softwares de Controle Remoto;
  • Serviços de acesso remoto para uma LAN;
  • VPNs;
  • Terminal services;
  • WANs;
  • Esquemas de sincronização ou replicação de base de dados.

Dentre as soluções acima, não discutiremos o serviço de e-mail e as WAN's. A primeira solução é extremamente conhecida e trivial. Por sua vez, as WAN's são extremamente inviáveis por necessitarem da existência de uma rota física privativa estabelecida, justamente para interligar dois ou mais escritórios, sendo assim, dispendioso.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Análise das soluções
   3. Conclusão
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