Pular para o conteúdo

Conceitos de Acesso Remoto

O acesso remoto sempre esteve (e cada vez mais estará) em voga. Garantindo uma interação importantíssima (principalmente em empresas) entre máquinas e redes, deve também ser escolhido com muito cuidado, pois corremos o risco de usarmos a solução errada para o nosso problema.
Pedro Fausto faustojr
Hits: 31.685 Categoria: Linux Subcategoria: Internet
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Introdução

Objetivos


Pesquisar diversas soluções de acesso remoto, avaliando seus custos, dificuldades de implementação, bem como discutir qual das soluções mais se adequa ao seu problema.

Introdução


O Serviço de Conexão Remota é uma categoria de tecnologia que permite dois ou mais escritórios, ou usuários, compartilharem recursos estando distantes geograficamente. Usualmente, base de dados, e-mails e textos informativos estão entre os recursos mais compartilhados, mas não limitando a estes.

O serviço que será escolhido pela usuário ou empresa dependerá, obviamente, das suas necessidades. Existem várias soluções; das mais simples (e inseguras) às mais complexas e caras (e muito mais seguras). Não há, por exemplo, necessidade de implementações complexas para uma simples troca de formulário (que não possui informações estritamente privadas).

As soluções mais utilizadas são:
  • Serviços básicos de Internet (email);
  • Softwares de Controle Remoto;
  • Serviços de acesso remoto para uma LAN;
  • VPNs;
  • Terminal services;
  • WANs;
  • Esquemas de sincronização ou replicação de base de dados.

Dentre as soluções acima, não discutiremos o serviço de e-mail e as WAN's. A primeira solução é extremamente conhecida e trivial. Por sua vez, as WAN's são extremamente inviáveis por necessitarem da existência de uma rota física privativa estabelecida, justamente para interligar dois ou mais escritórios, sendo assim, dispendioso.

   1. Introdução
   2. Análise das soluções
   3. Conclusão
Nenhum artigo encontrado.

Configurando BIND 9 + chroot sem mistérios

Redes de comunicação sem fio (Wireless)

Instalando e configurando a placa 3G EVDO da Vivo no Ubuntu 6.06 LTS

Montando e desvendando redes no Linux

Virtual Host com Apache

Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.