Claro que procurei na internet um arquivo interbase.so - e achei. Quando coloquei ele na pasta e reiniciei o Apache, a conexão continuava sem funcionar e o error log mostrava o seguinte:
PHP Warning: PHP Startup: interbase: Unable to initialize module
Module compiled with module API=20100525
PHP compiled with module API=20131226
These options need to match
in Unknown on line 0
Assim, meu maior temor se concretizou: eu teria que compilar o driver interbase.so no braço para que ele rodasse no xampp. Sinceramente, não sabia muito por onde começar...
Eu tinha a ideia que eu precisava da fonte do PHP e de algumas bibliotecas (quais eu não fazia ideia de quais) e que os processos de compilação eram sempre em 3 etapas; 1) configure, 2) make e 3) make install. Fora isso eu não tinha nem uma pista de onde e como realizar.
Bom, eu resumo, o que precisamos para resolver o problema é:
- Compilar a extensão interbase.so com a versão idêntica a do php que veio instalado no xampp.
- Para isso precisamos da fone do PHP (no meu caso do php5)
- Vamos precisar das fontes do firebird também - não das fontes em si mas de algumas bibliotecas que acompanham as fontes.
Recomendo a seguinte ordem:
1. Baixe a fonte do php (
sudo apt-get source php5). Antes use "cd /usr/local/src" para baixar a fonte aqui. A fonte vai ficar descompactada em uma pasta dentro de usr/local/src. No meu caso a pasta era "php5-5.6.4+dfsg/". Agora baixe o fonte do firebird2.5 usando:
sudo apt-get source firebird2.5-super
A pasta criada no meu caso foi a firebird2.5-2.5.3.26778.ds4/.
2. Dentro da pasta fonte do php existe um diretório "/ext/interbase/" - vá até ele. Comando
sudo phpize para compilar a extensão interbase do php. Se der certo, o arquivo "configure", entre outros, é criado. Então crie um link dinâmico na pasta da extensão do interbase para a fonte do firebird com:
sudo ln -s /usr/local/src/firebird2.5-2.5.3.26778.ds4/
Para finalizar, baixe as bibliotecas de desenvolvedor do firebird/interbase com:
sudo apt-get install firebird-dev
3. DÊ o comando:
sudo ./configure
na pasta da extensão do interbase para PHP. É provável que peça algumas bibliotecas auxiliares, como a libgds. Use o apt-get para baixar e tente novamente o "sudo ./configure". Se tudo deu certo, o make vai estar disponível.
4. Feito isso, dê um
sudo make. Se tudo deu certo, o comando rodará sem mostrar mensagens de erro. Por precaução, pode-se rodar ainda o
sudo make test e uma série de testes são feitos com o plugin - demora um pouco, mas pode ser útil para ver se o componente está corretamente instalado.
5.Por fim, o
sudo make install vai criar o interbase.so e vai copiar para a pasta do lib do php (no meu caso foi em /usr/lib/php5/20131226/).
A partir daqui, imagino que os problemas devam estar resolvidos! ;)
Copie o interbase.so recém criado para a pasta /opt/lampp/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/ e ative a configuração no php.ini, como dito acima.
Reinicie o Apache e teste o lampp!
Como dá para perceber, não quis escrever um tutorial "receita de bolo" e fiz questão de mostrar os passos que passei pois entendo que pode ser útil. Espero que ajude alguém.
Boa sorte a todos que precisarem!